NomeKadhiny Mendonça de Souza Policarpo
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoTendencias en la educación de lenguas en un mundo digital
TítuloLivro didático e aplicativo móvel: Potencialidade nas aulas de língua espanhola

Quando comparamos os diferentes recursos didáticos disponíveis, geralmente nos deparamos com a dicotomia entre o impresso e o digital. O livro didático, recurso impresso que está presente em praticamente todas as salas de aula de educação básica, tem como característica a linearidade, a reflexão individual, o raciocínio lento, linear e sequencial (PÉREZ GÓMEZ, 2012). Já o mundo digital, por outro lado, tem como característica a hipertextualidade, pensamento rápido, simultâneo, grupal, conectado, disperso e circular. Os alunos que nascem e crescem no mundo digital, quando chegam na escola se deparam com recursos estruturados e fundamentados pela linearidade do livro didático. Ao mesmo tempo, os artefatos digitais que estão presentes em sua vida cotidiana são colocados à margem quando em ambiente escolar.
Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar a proposta de um aplicativo para as aulas de língua espanhola, intitulado de ¡Proyectemos! que, juntamente com o livro didático, possa ser utilizado como recurso pedagógico digital. Esse aplicativo é associado aos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e tem como principal objetivo potencializar as habilidades de expressão oral, compreensão oral, interação e mediação, que são as menos privilegiadas com a utilização do livro didático como único recurso. O aplicativo integra as três obras do PNLD a partir da metodologia por projetos e propõe a criação de artefatos digitais, nos quais não podem ser reproduzidos em meio físico, visto que a utilização da tecnologia digital seja substancial e significativa e, não apenas uma mera transposição. Desta maneira, o aplicativo pretende potencializar as habilidades destacadas e também, colocar o aluno em uma posição mais autônoma em relação ao seu processo de aprendizagem, a partir da personalização, da interação e do compartilhamento.

• aplicativo móvel
  • lingua estrangeira