NomeElaine Wantroba
Nome completoRita de Cassia Fonseca
InstituiçãoUniversidade Estadual do centro Oeste UNICENTRO
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoOs efeitos qualidade da informação contábil na Auditoria interna e externa e na Perícia Contábil
TítuloGestão Ambiental em Busca de Novos Paradigmas nos Negócios

A contabilidade ambiental é um ramo da contabilidade que se dedica a mensurar, registrar e divulgar informações relacionadas ao impacto das atividades empresariais sobre o meio ambiente. A importância da contabilidade ambiental tem sido cada vez mais reconhecida, tanto pela sociedade quanto pelos próprios gestores das empresas, que buscam cada vez mais práticas em suas atividades.
A evidenciação das informações contábeis ambientais é fundamental para que os usuários dos relatórios contábeis possam compreender a dimensão do impacto ambiental causado pelas atividades empresariais. As informações contábeis ambientais podem incluir o consumo de recursos naturais, as emissões de gases de efeito estufa, o volume de resíduos gerados, as medidas adotadas para minimizar o impacto ambiental, entre outras.
Ao evidenciar essas informações, a empresa permite que os usuários das finanças fiscais possam avaliar não apenas os resultados financeiros da empresa, mas também sua atuação em relação à sustentabilidade ambiental. Isso é especialmente importante para investidores e consumidores, que estão cada vez mais exigentes quanto à responsabilidade social e ambiental das empresas.
A evidenciação das informações contábeis ambientais também pode trazer benefícios internos para a empresa, como a identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria da imagem da empresa perante a sociedade. Além disso, a evidenciação das informações contábeis ambientais pode incentivar a empresa a adotar práticas mais atraentes em suas atividades, o que pode resultar em benefícios a longo prazo para a empresa e para a sociedade como um todo.
Ressalta-se, portanto, que a evidenciação das informações contábeis ambientais deve ser feita de forma clara e transparente, utilizando-se de critérios objetivos e verificáveis. Isso permitirá que os usuários das projeções contábeis possam comparar as informações de diferentes empresas e avaliar sua atuação em relação à sustentabilidade ambienta

• gestão ambiental
  • contabilidade ambiental