NomeElaine Wantroba
Nome completoRita de Cassia Fonseca
InstituiçãoUniversidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoOs efeitos qualidade da informação contábil na Auditoria interna e externa e na Perícia Contábil
TítuloA Informação Contábil e os ODS

A contabilidade é reconhecida como a ciência que fornece informações relevantes sobre a situação das empresas. Para fornecer tais informações são elaborados demonstrações e relatórios. Entre estes tem-se o Balanço Social (BS), o relatório de sustentabilidade empresarial, relatório social e relatório socioambiental. Essas demonstrações vêm, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, pois fornecem informações relevantes sobre as ações sociais e ambientais das empresas para a sociedade, governos e os diferentes usuários da contabilidade.
A Norma Brasileira de Contabilidade/Norma Técnica (NBC T) 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental, que trata especificamente do BS e das demonstrações, ressaltando a natureza social e ambiental da empresa, foi criada em 2006, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Anteriormente a isso, no ano 2000 foi proposta a Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas – ONU. São 17 objetivos e 169 metas que envolvem, entre outros, o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, a sustentabilidade ambiental e a inclusão social. Todas essas metas e objetivos devem ser constantemente avaliadas para serem cumpridas.
Sendo assim, a Contabilidade é o melhor meio para produzir informações contábeis confiáveis e relevantes, para que as empresas consigam demonstrar seu compromisso social e com os órgãos públicos e privados, a fim de conseguirem melhores resultados em suas negociações. Esses resultados refletem em melhores negociações, pois empresas com maior representatividade social são mais bem vistas, até mesmo por pessoas físicas e clientes.
Sendo assim, a Contabilidade pode contribuir significativamente para que os ODS se cumpram, auxiliando empresas e governos a evidenciarem suas ações, por meio de relatórios e a medirem seus resultados por meio de indicadores.

• informação contábil
  • ODS