NomeNoely Campos
Sua instituiçãouniversidade do centro oeste do parana UNICENTRO
Sua titulaçãoGraduado
Nome completomarcos roberto kuhl
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade do centro oeste do parana UNICENTRO
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoOs efeitos qualidade da informação contábil na Auditoria interna e externa e na Perícia Contábil
TítuloAPLICAÇÃO DE FERRAMENTAS CONTÁBEIS GERENCIAIS POR MPE’S

As ferramentas contábeis gerenciais são recursos importantes para a gestão financeira e estratégica das empresas. Embora muitas vezes associadas às grandes empresas, essas ferramentas também podem ser aplicadas por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), para a melhoria da gestão e a obtenção de melhores resultados.
Este estudo buscou realizar um levantamento junto a MPMEs de Guarapuava, no Paraná, em relação a aplicação/utilização do fluxo de caixa, orçamento e outras formas de controle e planejamento gerencial. Para tanto, foi estruturado um questionário disponibilizado de forma online. Foi utilizada a análise quantitativa por meio da estatística descritiva, Teste de Mann Whitney e Análise de Cluster.
As análises indicaram que empresas que participaram da pesquisa não aplicam e ou utilizam adequadamente o fluxo de caixa, orçamento e outras formas de planejamento e controle gerencial, apesar de a maioria considerar que a Contabilidade Gerencial é importante.
Isso se conclui pela forma como a maioria faz os controles de estoque e de fluxo de caixa, a periodicidade do planejamento de pagamentos e recebimentos e do controle de estoques.
A aplicação de ferramentas contábeis gerenciais pode ser extremamente útil para as MPmEs, permitindo que elas melhorem a sua gestão financeira, aumentem a eficiência operacional e obtenham melhores resultados. No entanto, é importante que os MPmEs tenham acesso a informações e recursos adequados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, contando com o suporte de profissionais qualificados e capacitados.
Este estudo limitou-se pela baixa adesão das empresas em responder ao questionário, o que dificulta a realização de algumas análises mais elaboradas. Além disso, o questionário acabou mostrando uma limitação, visto que se percebeu que alguns respondentes não responderam adequadamente as questões abertas por não compreenderem as questões, relacionado a aspectos contábeis gerenciais.

• Contabilidade gerencial
  • fluxo de caixa