NomeEDMAR MOREIRA
Sua instituiçãoPOTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC - GO
Sua titulaçãoMestre
Área Temática06. Cosmovisões e Sistemas Religiosos
Grupo TemáticoReligiões e religiosidades no Brasil: perspectiva histórica e contemporânea
TítuloDIVERSIDADE CULTURAL EM FINALIDADES EDUCATIVAS CONSERVADORA RELIGIOSA

Aborda-se neste artigo a diversidade cultural em finalidades educativas conservadora religiosa, analisando aspectos da repercussão dessas finalidades no sistema escolar, especialmente no ensino público. O tema insere-se na problemática que envolve a diversidade cultural diante de interesses conservadores, ideológicos, políticos e sua relação com a elaboração estrutural educacionais e o funcionamento das escolas. O tema ganhou destaque em trabalhos realizados no Canadá (LENOIR, 2016; CHARTIER, 1990), por sua vez difundidos e apropriados por pesquisadores brasileiros (EVANGELISTA e SHIROMA, 2013; LIBÂNEO, 2009, 2016, 2019; LIBÂNEO; PESSONI, 2017; SILVA, 2014). Em relação ao discurso de instituições religiosas, recorremos a Mariano, Figueiredo e Gruen. A revisão bibliográfica apontou convergências entre as finalidades educativas conservadoras atualmente hegemônicas sustentadas por organizações sociais religiosas operacionais em curso no sistema escolar brasileiro. Igualmente é constatada forte relação entre a diversidade cultural e as intencionalidades organizacionais de confissões religiosas. A opção pelas confissões do segmento conservador religioso, foi devido sua expressividade em número de fiéis e forte penetração no meio social e sua expressividade em meio a diversidade cultural. O estudo insere-se na linha de pesquisa que vem se estabelecendo no campo acadêmico da educação em torno do tema das Finalidades Educativas Escolares (FEE) com as políticas educacionais e curriculares, e sua projeção conservadora nas formas de organização da escola e no trabalho dos professores. A pesquisa exalta questões a respeito das intencionalidades em organizações internacionais e nacionais bem como em documentos oficiais que definem políticas e diretrizes da educação relacionadas a finalidades da educação escolar. Tais concepções continuam a induzir decisões conservadoras ideológicas, políticas e operacionais no planejamento e desenvolvimento de ações educativas brasileira.

• Finalidades educativas escolares. Políticas educacionais. Igreja neopentecostal. Conservadorismo e neoconservadorismo. Ensino religioso.