NomeMárcia Cristina Gomes
Nome completoElisete Suely Marques
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica SP- INANNA PUC-SP INANNA
Área Temática22. Simpósios Inovadores
Grupo TemáticoAbriendo los ojos ante una pandemia: temores y enseñanzas del Covid 19
TítuloMulheres idosas na pandemia da COVID 19 no Brasil: desafios e estratégias de sobrevivências

O grupo dos idosos tem sido o mais impactado pela pandemia da Covid-19 em todo o mundo, seja nos aspectos de saúde, relacionamento pessoal, situação financeira, acesso à tecnologia e outros. Considerando-se idosos aqueles com 60 anos ou mais, essa faixa etária supera 28 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE, sendo que as mulheres representam um pouco mais que a metade. Nosso interesse de pesquisa está centrado nas mulheres idosas brasileiras que assumem de forma mais intensa que os homens os papeis de cuidado e de chefes de família. Assim, o objetivo desse artigo é verificar os maiores desafios e as estratégias utilizados por mulheres idosas brasileiras durante esse período para sua sobrevivência e de seus familiares. Para isso, o método de pesquisa será do tipo qualitativa, por meio de entrevistas com mulheres idosas de diferentes classes sociais e raças. Através de seus relatos procuramos identificar em suas experiências diversos temas como: cuidados na pandemia, doenças, atendimento médico, isolamento social, cuidados com familiares, negligência familiar, violência doméstica, luto na família em decorrência da Covid-19, redes de solidariedade, dificuldades no acesso à tecnologia, problemas sucedidos pela falta de trabalho e renda, lazer, entre outros. Serão investigados também os aprendizados desse período que implicaram em mudanças em suas vidas. Por se tratar de um estudo sobre a condição das mulheres, a bibliografia utilizada é interdisciplinar com base em autoras feministas, em sua maior parte, das áreas de sociologia, história, psicologia, filosofia, etc..

• Pandemia
  • Covid-19