NomeMARIA WAGNA DANTAS
Sua titulaçãoDoutorando
Nome completoJAIR HERNANDO CASTRO ROMERO
TitulaçãoDoutorando
País de origem do co-autorColombia
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN
Nome completoJOSÉ GOMES FERREIRA
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN
País de origem do co-autorPortugal
Área Temática22. Simpósios Inovadores
Grupo TemáticoAbriendo los ojos ante una pandemia: temores y enseñanzas del Covid 19
TítuloAgenda 2030 e exposição aos contágios por COVID-19 no Nordeste brasileiro

Declarada a 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde, a pandemia por COVID-19 tem ocupado as nossas vidas e sido motivo de intenso debate: sobre as causas, as soluções e o contágio. O seu impacto é visível de modo particular na América Latina, perante a crise econômica persistente, atraso na concretização de políticas de desenvolvimento e no cumprimento da Agenda 2030 em questões básicas como o combate à pobreza, fome, desigualdade social e de gênero, acesso aos serviços de saúde, educação e saneamento básico, assim como na garantia de uma renda mínima, dentre outros. A crise humanitária que rapidamente se instalou resulta da condição social de grupos e comunidades sem acesso a condições básicas de acesso a água e esgoto, assim como saúde, emprego e renda. De tal modo que, uma pandemia que se iniciou por contágio de viajantes, rapidamente se expande para a periferia das cidades e de áreas remotas com menores condições, provocando novos contágios e óbitos, mostrando que as condições ambientais impactam diretamente nas desigualdades sociais e que é possível e desejável a inversão desse paradigma. A crise sanitária é um dos resultados da crise ecológica e climática, bem como do modelo capitalista e de globalização da economia. Nossa resposta exige solidariedade na intervenção social, econômica e nos cuidados de saúde às populações. Este trabalho coleta e analisa indicadores socioambientais para as questões referidas, seguindo a progressão dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos territórios do Nordeste brasileiro. A análise está baseada na informação estatística e cartográfica sobre o fluxo de progressão da pandemia mostrando que a pandemia afetou primeiro áreas centrais e depois atingiu rapidamente a periferia das principais cidades, onde residem populações mais vulneráveis. Para tal coletados dados estatísticos sobre a condição socioambiental, serviços essenciais como saúde, educação e água, , assim como a condição perante o trabalho e renda.

• Sustentabilidade
  • vulnerabilidade socioambiental