NomeBRUNA MAYARA BONATTO
Nome completoMary Ângela Teixeira Brandalise
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPrivación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos
TítuloAVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARA O SISTEMA PENITENCIÁRIO DO PARANÁ: A ABORDAGEM DAS QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO PENITENCIÁRIO FEMININO

A avaliação consiste em um processo inerente ao desenvolvimento de uma política educacional e como tal é essencialmente política, caracterizando-se como um processo público de decisão. Assim, necessita estender-se ao geral e ao específico e, a partir de então, produzir saberes e conhecimentos acerca do objeto que é cindido por distintas disciplinas sob vários ângulos. O objetivo deste artigo é expor a relevância da abordagem das questões de gênero no processo de avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná – PEESPP (PARANÁ, 2012) no contexto de uma penitenciária feminina de regime fechado: o Centro de Ressocialização Feminino (CRESF). A análise é oriunda do processo de avaliação do PEESPP com enfoque em sua etapa de implementação, centrando-se nos participantes, nos sujeitos que atuam esta política no contexto do CRESF: internas, professores, agentes e gestores. Por meio da abordagem crítico-dialética de avaliação, dialoga-se com os autores: Afonso (2005, 2014, 2015); Butler (2003; 2009); Fernandes (2009, 2010, 2018); e Foucault (1999; 2012). O encaminhamento metodológico corresponde à abordagem qualitativa de análise dos dados. Obteve-se parecer favorável ao desenvolvimento da pesquisa pela Plataforma Brasil (CEP 3.234.260). O artigo apresenta seus resultados considerando o potencial das perspectivas de avaliação orientadas por/para uma agenda social na qualidade das avaliações e na transformação e na melhoria da sociedade. Neste sentido, no contexto penitenciário feminino, o campo teórico da Avaliação Educacional contribui ao possibilitar a incidência da abordagem de gênero na avaliação de políticas educacionais por meio da perspectiva de avaliação orientada por/para uma agenda social.

• Avaliação de políticas educacionais
  • Gênero