NomeSANDRA FIGUEIRA
Sua titulaçãoDoutor
Nome completoTIAGO VINICIUS DE ALMEIDA FIGUEIRA
TitulaçãoGraduado
InstituiçãoEscola de Serviço Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Amendoeiras ESS - UFRJ / Amendoeiras
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPrivación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos
TítuloPontes de Saberes - Capacitação pessoal e profissional de pessoas egressas das prisões

Vamos apresentar nesta comunicação o processo de construção de um projeto experimental de capacitação pessoal e profissional de egressas (os) das prisões. Este processo teve sua origem na criação do Projeto Amendoeiras (2007) dentro de uma prisão feminina de regime semiaberto, ao identificarmos que as mulheres possuíam histórias pessoais que não abandonavam seus psiquismos desde a infância e adolescência, e que falar ou escrever a respeito lhes dava alívio emocional. Em um segundo momento realizamos inserções em campo utilizando o método da cartografia, que resultou na tese As causas da persistência na prática de atos criminosos (2017) , em que entrevistamos homens de duas prisões diferentes no Rio de Janeiro, e identificamos que aproximadamente 50% possuíam memórias de vivências que não os abandonavam e analisamos que possuíam traumas não elaborados, que os impediam de superar o ciclo da prática do ato criminoso. Na terceira fase do processo iniciamos a intervenção na vida das pessoas privadas de liberdade e egressas das prisões através das discussões do I Fórum Nacional de Educação Prisional e Inserção Social (FNEPIS – 2016). A partir do evento criamos no Rio de Janeiro o Fórum Permanente, que aprovou como uma das metas a criação de um projeto piloto de atividades interdisciplinares para auxiliar pessoas egressas das prisões a superarem o ciclo de criminalidade e desenvolverem projetos pessoais e profissionais que lhes possibilitassem viverem em sociedade. O Projeto Experimental Pontes de Saberes começou a ser implantado em 2018. Recebemos pessoas em cumprimento de penas alternativas demandadas pelo TJRJ, e em parceria com projetos de Psicologia e Saúde Coletiva da UERJ, Educação da UFRJ, Artísticas e Culturais da Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra, e outros parceiros do setor público e privado, começamos a desenvolver a metodologia interdisciplinar de Desenvolvimento Pessoal e Profissional com pessoas que cometeram atos criminosos.

• Trauma
  • Crime