Dados do autor
NomeWendell Costa
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoLa Antropología Audiovisual como campo de estudio: reflexiones en torno al uso de las imágenes y los sonidos en la investigación antropológica
TítuloA memória assombrada no cinema sul-americano
Resumo

Este trabalho discute a memória assombrada no cinema sul-americano contemporâneo a partir da obra cinematográfica A Terra e a Sombra (César Augusto Acevedo, 2015). O elemento da memória é manejado na película para estabelecer uma difícil vinculação entre o passado das personagens e o estado afetivo presente em uma região rural da Colômbia. Ampliando o escopo, é possível identificar que a memória assombrada revela esconderijos do passado que falam sobre os temores de violência do Estado, esquecimentos e apagamentos de histórias familiares e perdas de identidades culturais. A partir da análise da casa enquanto espaço total afetivo, e do espaço externo a ela, como o campo e a plantação de cana-de-açúcar, fazemos uma socioantropologia filosófica dos espaços e dos afetos construídos dentro da narrativa cinematográfica. A memória assombrada se constitui enquanto sentimento não resolvido que perpassou no tempo e se apresenta em um espaço em ruínas. Assim, a metodologia é ancorada na interpretação do discurso fílmico e na análise fílmica das imagens, descontruindo signos alegóricos, símbolos da intimidade e códigos para definir um painel interpretativo dos imaginários culturais. A fundamentação teórica é ancorada em uma socioantropologia filosófica, tendo como base autores como Gaston Bachelard (1993), Michel de Certeau (2014), Gilles Deleuze (2005), Armando Silva (2014) e Gilbert Durand (1993, 1997).

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Memória
  • Cinema sul-americano
  • Afetos