NomeJóice Domeniconi
Sua instituiçãoNúcleo de Estudos de População Elza Berquó/ Universidade Estadual de Campinas NEPO/UNICAMP
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Nome completoRosana Baeninger
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoNúcleo de Estudos de População Elza Berquó/ Universidade Estadual de Campinas NEPO/UNICAMP
Área Temática18. Migraciones
Grupo TemáticoHaitianos en América latina: movilidad, acceso a derechos, pertenencia y calificaciones
TítuloMigração internacional e mercado de trabalho: a imigração internacional haitiana e sua inserção sociolaboral no Brasil no século XXI

O estudo das migrações internacionais contemporâneas a partir de sua dimensão transnacional se articula à processos de crise política, econômica e ambiental vividos na América Latina e Caribe e exige um olhar para a complexidade do fenômeno no Sul Global, seja pelas transformações sociais e políticas ou pelas distintas espacialidades, heterogeneidade e temporalidades dos fluxos (BAENINGER, 2018).
Os desafios vivenciados pelos contingentes de imigrantes haitianos no Brasil (MAGALHÃES, 2017), distintos em seus percursos migratórios, mas inseridos em um mesmo fenômeno mobilidade internacional da força de trabalho e do capital (SASSEN, 1988), se somam a dimensões geopolíticas de disputa entre os atores envolvidos na definição de práticas de governança migratória (MÁRMORA, 2010) nos espaços de origem, trânsito e de destino dos fluxos.
Apesar de avanços normativos no Brasil, as medidas adotadas pelo Estado e as transformações observadas no mercado de trabalho conduzem, muitas vezes, à inseguridade e desproteção do imigrante e à sua precariedade laboral (AMARAL; COSTA, 2017; ANTUNES, 2010).
Analisa-se, assim, a presença haitiana nos distintos espaços das migrações internacionais no Brasil, as mudanças nas normativas de regularização migratória e sua inserção sociolaboral de forma a ressaltar a heterogeneidade do perfil sociodemográfico dos trabalhadores imigrantes haitianos que conseguiram superar múltiplas seletividades e se inserir na estrutura ocupacional formal.
A metodologia adotada envolve a análise das normativas adotadas, das categorias jurídicas de regularização da migração haitiana no Brasil e sua relação com a esfera do trabalho. Já os registros do Ministério do Trabalho permitem observar reconfigurações no perfil dos profissionais do Haiti no Brasil a partir da inserção sociolaboral desses imigrantes na estrutura ocupacional formal brasileira que se relaciona às hierarquias socioprofissionais estabelecidas no mercado transnacional do trabalho.

• Mercado de trabalho
  • Imigração Internacional