NomeFrancisco Clébio Rodrigues Lopes
Sua instituiçãoUniversidade Estadual Vale do Acaraú UVA
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoAs representações do urbano no mundo moderno, alienação e reprodução social
TítuloA reestruturação do bairro Dom Expedito em Sobral/CE como nova fronteira urbana

A produção do espaço urbano é um dos negócios mais rentáveis da economia moderna, por isso é preciso recriar mecanismos de capitalização imobiliária no interior da cidade, ou seja, novas possibilidades de acumulação. Desse modo, a reestruturação do bairro Dom Expedito na cidade cearense de Sobral aparece como uma área de forte transformações socioespaciais em virtude de investimentos públicos (abertura da avenida Monsenhor Aloísio Pinto, construção da ponte José Euclides, projeto Margem Direita e implantação do Loteamento Terra Nova) e privados (shopping center, concessionárias de automóveis e centros universitários) nos últimos vinte anos. Tais projetos buscam reestruturar o quadro espacial e ocorrem de forma desigual tanto em qualidade ou quantidade, natureza ou intensidade, por isso há uma elevação desigual dos preços do solo urbano com impacto na distribuição das classes e formação de territórios segregados. Outra consequência importante é a abertura de novos territórios de capitalização imobiliária com a incorporação de espaços que estavam fora do circuito rentável da renda da terra ou da aplicação de capital na aquisição de terrenos. Assim, é possível afirmar que essas obras abrem novas fronteiras econômicas. O estudo dessas metamorfoses é o principal objetivo desta pesquisa que conta com observações de campo, levantamento bibliográfico, produção de dados estatísticos, entrevistas e mapeamento como procedimentos metodológicos. Apesar do seu tamanho demográfico, o centro urbano sobralense apresenta conteúdos universais da urbanização capitalista e o bairro estudado sintetiza bem as suas contradições porque os investimentos alteraram o substrato espacial com instalação de empreendimentos privados, novos usos do uso e verticalização. A consequência direta é a elevação dos preços dos terrenos, a saída das famílias mais proletarizadas e a chegada de novos moradores.

• urbanização
  • economia política do espaço
  • produção do espaço