NomeVinícius Mattia
Nome completoAdriana Maria de Grandi
InstituiçãoUniversidade Estadual do Paraná Unespar
Área Temática09. Estudos Culturais
Grupo TemáticoLa Cuenca del Plata como sistema de aprendizaje social y gobernanza policéntrica
TítuloExtensão universitária para a educação ambiental e segurança alimentar e nutricional com o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais

O projeto de extensão intitulado "Aqui tem PANC" de realização do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com o município de Quatro Pontes/PR, teve o objetivo de promover ações de educação ambiental aliada à educação em segurança alimentar e nutricional na rede pública municipal, por meio da implementação de tecnologias socioambientais na Alimentação Escolar e Pedagogia com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Suas ações estavam previstas e iniciaram no ano de 2021, conforme cronograma definido na elaboração do projeto, porém, com algumas alterações ocasionadas em função de seguir as recomendações dos órgãos de saúde para prevenção da Covid-19, as atividades propriamente ditas já ao final do ano, o que justificou a solicitação de prorrogação do projeto por mais um ano. As atividades que foram realizadas com certeza trouxeram bons resultados. Foi possível, dentre as atividades previstas, realizar a divulgação geral do projeto, palestra de apresentação das PANC, implantação da horta e viveiro, além de oficina com cozinheiras e auxiliares para o preparo de receitas com PANC. Tais atividades serviram para disseminar o conhecimento sobre as PANC gerando aprendizado, discussões e possibilidade de introdução na alimentação escolar. Somado a isso, foi estimulada a parceria entre o município e a universidade para que novas ações extensionistas possam ser realizadas posteriormente.

• Alimentação saudável
  • Merenda escolar