Dados do autor
NomeJAIR KOTZ
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA UNIOESTE
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoWILSON JOAO ZONIN
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA UNIOESTE
Nome completoPawel Wiechetek
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUniversity of Warsaw UW
País de origem do co-autorPolônia
Proposta de Paper
Área Temática09. Estudos Culturais
Grupo TemáticoLa Cuenca del Plata como sistema de aprendizaje social y gobernanza policéntrica
Título"Aprendizagem social" nas transições para a sustentabilidade ecocultural em larga escala. O caso do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (CSCS).
Resumo

O caso do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (CSCS) pode ser considerado como a inédita iniciativa de aprendizagem social de caráter biorregional (Bacia do Prata, 5 países); multissetorial (governo, sociedade civil, academia, mídia); e multinível (global-local). Embora no papel existam muitos projetos como este, raramente são transferidos para o "mundo real". Por esta razão, a experiência do CSCS desenvolvida por 5 países ao longo de 7 anos (2006-2012) constitui uma importante referência para este tipo de abordagem. O projeto contrasta a teoria com os insights empíricos dos stakeholders-chave do CSCS para fazer um balanço das "lições aprendidas" e vislumbrar uma nova arquitetura de aprendizagem social que facilite a ação coletiva em larga escala em busca da sustentabilidade regional.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • CENTRO DE SABERES E CUIDADOS SOCIOAMBIENTAIS DA BACIA DO PRATA
  • BACIA DO PRATA
  • APRENDIZAGEM SOCIAL
  • AÇAO COLETIVA