NomeJuliana Gomide Arruda
TitulaçãoMestrando
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoCultura, ideas e intelectuales de nuestra América - Cultura, ideias e intelectuais de nossa América
TítuloAilton Krenak: um outro modo de pensar e constelar mundos

Ailton Krenak nasceu em 1953 na região do vale do rio Doce, em Minas Gerais, território do povo Krenak que enfrenta há décadas as consequências da intensa atividade mineradora realizada por multinacionais. Krenak passou a se dedicar exclusivamente à causa indígena a partir da década de 1980. Em 1987, desenvolveu um papel importante nas discussões da Assembleia Constituinte, que deram origem à atual Constituição brasileira. Ao discursar no plenário do Congresso Nacional, pintou todo o rosto de preto com pasta de jenipapo, simbolizando o retrocesso que os direitos indígenas estavam sofrendo no país. Seu papel na assembleia foi determinante para, na Constituição de 1988, ser incluído o “Capítulo dos índios”, que garante os direitos indígenas à terra e à cultura. Neste trabalho, portanto, discutiremos o seu pensamento com base na cosmovisão originária que enxerga no sujeito coletivo potência de vida, em contraponto à visão do antropocentrismo. As reflexões de Krenak estão intrinsecamente ligadas à sua perspectiva como integrante de um povo indígena e nascem de um lugar fundado na memória e na ancestralidade de humanos e não-humanos, oferecendo outra possibilidade de existência. Sobretudo, Ailton Krenak fala a partir de um corpo ativado de vida, com disposição para afetar, ouvir e enxergar o outro. Abordaremos a sua palavra como uma conexão entre a natureza e o Planeta em que vivemos, para refletir sobre uma forma de pensar que reverencia a constelação com outros mundos e seres como parte do corpo. Trataremos do corpo como comunidade que, na concepção de Krenak, já foi outro, é e será novos corpos na constante metamorfose da vida. A fundamentação teórica assenta-se no próprio Ailton Krenak, essencialmente em textos elaborados segundo suas narrativas orais, além de palestras e conversas.

• Ailton Krenak; pensamento; sujeito coletivo; corpo; natureza.