NomeGustavo Uliana Rodrigues
Nome completoRoberta Dabdab
InstituiçãoPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC - SP
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoCultura, ideas e intelectuales de nuestra América - Cultura, ideias e intelectuais de nossa América
TítuloUma comunicologia da conscientização: aproximações entre Vilém Flusser e Paulo Freire na construção do diálogo e emancipação

Paulo Freire (1921-1997) e Vilém Flusser (1920-1991) são dois importantes pensadores universalistas que têm em comum uma reflexão crítica sobre a comunicação e a cultura, especialmente no que se refere ao papel da linguagem e da tecnologia na formação do pensamento e da sociedade. Ambos adotam modelos multidisciplinares de educação e enfatizam a importância da mesma como um meio de conscientização e libertação das pessoas, considerando-a um processo intersubjetivo baseado no “encontro com outro”, no diálogo e no respeito mútuo.
Paulo Freire desenvolveu uma pedagogia crítica, que busca capacitar o indivíduo para a reflexão dialógica “com” o mundo e suas estruturas político-sociais. Por sua vez, Flusser dedicou sua obra à análise das tecnologias de comunicação e suas implicações culturais e sociais, argumentando que a comunicação é um processo que "molda e estrutura” a realidade e a maneira como os seres humanos se relacionam com ela. Entendemos, portanto, que os autores contribuem para a importante noção de que comunicação e cultura seguem imbricados e são fundamentais para a compreensão da sociedade e para a construção de uma consciência crítica e emancipatória do mundo, pontos relevantes para este século que produz muita desinformação e alienação, isto é muita desconscientização do mundo que nos cerca.

• Diálogo
  • Conscientização