Autor | Aparecida Regina Borges Sellan |
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Sua instituição | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP |
Co-autor | Laura Fabiana Piccone |
Instituição co-autor | I.E.S. LÍNGUAS VIVAS “JUAN RAMÓN FERNÁNDEZ |
Área Temática | 17. Linguística e Literatura |
Título | Português Língua Estrangeira: sua literatura, objeto de ensino e de estudo |
Resumo | O ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) tem sido foco de inúmeras pesquisas cujas preocupações incidem nos conteúdos, nas metodologias, nos materiais didáticos. Quantos aos conteúdos, esses, muitas vezes, seguem os modelos do ensino de português língua materna, em razão do acesso a materiais nem sempre específicos. Quanto às metodologias, tem-se observado certa criatividade, mas, muitas vezes, ainda presas ao tradicional, considerando a língua como um sistema organizado por regras, pautadas na gramática e não no uso. Já os materiais didáticos, eles são reflexos das práticas tradicionais, do mesmo modo projetam a continuidade dessas práticas. É nesse contexto que colocamos a literatura, compreendida como resultado da produção artística, cultural e intelectual de um povo, cuja língua busca-se aprender. Consideramos, ainda, a literatura, por um lado, tanto como objeto de leitura quanto objeto de ensino, dois procedimentos dialogicamente relacionados, não apenas pelo aspecto lúdico na construção de sentidos, mas ainda pelo conteúdo capaz de expressar repertórios diversificados, conhecimentos de mundo, valores, ideologias, histórias, culturas. Por outro lado, ela também tem sido encontrada em certos livros de ensino de PLE, como material autêntico destinada a empregos ou usos pedagógicos variados. A proposição deste Grupo de Trabalho visa criar uma discussão sobre o lugar da literatura no ensino de PLE, considerando aspectos teóricos e metodológicos, voltados para uma pedagogia que favoreça a leitura da literatura relacionada à compreensão do texto, à experiência literária vivenciada pelo leitor no ato da leitura, bem como seu ensino propriamente dito, como base no estudo do objeto literário, tendo em vista também sua organização estética e representação cultural. (Beach & Marshall, 1991: 38) Nesse contexto, serão acolhidas contribuições empíricas, teóricas e metodológicas em que as literaturas de língua portuguesa sejam objetos de tratamento no ensino de PLE |
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