Autor | Silmara Carneiro e Silva |
---|---|
Sua instituição | UNIVESIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG |
Co-autor | ELIZABETH TREJOS-CASTILLO |
Instituição co-autor | TEXAS TECH UNIVERSITY |
Área Temática | 20. Políticas para Infância e Juventude |
Título | CONTROLE SOCIAL E PENAL, MULTISSISTEMAS, ADOLESCÊNCIA, JUVENTUDE E VULNERABILIDADE SOCIAL |
Resumo | O presente Grupo Temático visa refletir sobre a realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que têm suas vidas atravessadas pelo controle social e penal do Estado. Especialmente, aqueles que se tornam público-alvo de diferentes sistemas de atendimento, de natureza protetiva e ou de socioeducação/justiça juvenil e que se tornam, por essa via, ‘Adolescentes Multissistêmicos’. A seletividade social e racial que perpassa os múltiplos sistemas de atendimento, tanto na esfera protetiva como de socioeducação/justiça juvenil é uma realidade em diferentes países. Nestes, a literatura aponta que sociedade e Estado ao assumirem formas classistas e racistas de enfrentamento das expressões da questão social, tornam a vulnerabilidade social fator de vulnerabilidade penal e fazem da questão social, ‘caso de polícia’. Estas formas de atuação intensificam o conflito social e corroboram para a afirmação de uma sociedade cada vez mais excludente, desigual e discriminatória. No contraponto a esta realidade e considerando a urgência da mudança nos rumos dos sistemas de atendimento protetivos e de socioeducação/justiça juvenil, o presente grupo temático convida a comunidade acadêmica a enviar contribuições que analisem elementos de diferentes naturezas sobre estas realidades e neste sentido colaborem para uma maior elucidação das suas questões e ainda que tratem acerca de metodologias de trabalho que lancem luzes sobre o problema, na perspectiva de informar sobre formas de intervenção que rompam, de diferentes maneiras, com as injustiças sociais que assolam a adolescência e a juventude em situação de vulnerabilidade na contemporaneidade. |
Palavras-chave |
|