Autorcezar Lima
Sua instituiçãoPontíficia Universidade Católica do Paraná PUCPR
Co-autorClaire Marie De Mezerville López
Instituição co-autorUniversidad de Costa Rica
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
TítuloPERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM RELAÇÃO AOS TEMAS VIOLENCIA E DIREITOS HUMANOS
Resumo

O resumo é parte de uma pesquisa de campo em andamento que analisa os fatores que potencializam a emergência de atos e comportamentos violentos, logo, refratários à afirmação dos DH nas escolas. Um dos objetivos do estudo é estabeler uma relação acadêmico-empírica compreensiva entre formulações teóricas que ressaltam as múltiplas dimensões da violência e dos direitos humanos com os significados que os estudantes do ensino médio, seus familiares e professores atribuem sobre os temas em questão. Sem menosprezar e problematizar a influência de fatores sociais, econômicos, estruturais, institucionais, interpessoais que engendram situações de violência e negação dos direitos humanos, a realização de estudo de caso amparado na teoria crítica, pesquisa-ação participativa e deliberativa destaca a importância de compreender e identificar, nos microespaços sociais e institucionais, uma gama de situações cotidianas que funcionam como disparadoras de violência, assim como, pensar a construção de espaços democráticos participativos e deliberativos de resolução pacífica dos conflitos, reconhecimento e promoção dos direitos humanos. A opção por reflexões com foco na violência e nos Direitos Humanos no espaço escolar chama a atenção para a necessidade de estudos e pesquisas empíricas abertas a aportes teorico-metodo1ógicos que, num primeiro momento, levem em consideração as diferentes formas de saber, envolvimento e participação da comunidade escolar nos processos de (re) significação dos temas violência e direitos humanos e, num segundo momento, o compromisso de incorporar tais saberes e práticas democráticas nos processos de condução pacífica dos conflitos e promoção de políticas públicas de melhoria da relação ensino-aprendizagem nas escolas.

Palavras-chave
  • Estudantes
  • Ensino médio
  • Violência
  • Direitos Humanos
  • Práticas Restaurativas