Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Instituto Assistencial Dom Bosco - Guarapuava Pr IADB |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | PEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible. |
Título | A ESCOLA E A EDUCAÇÃO SOCIAL |
Resumo | AS PRATICAS EDUCATIVAS QUE ACONTECEM DENTRO DA ESCOLA ESTÃO VINCULADAS A UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MAIS CONTEUDISTA. A ATENÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR É SISTEMATIZADO E ORGANIZADO DENTRO DE PARAMETROS DE CARGAS HORÁRIAS E CONTEÚDOS ESCOLARES QUE SUBMETEM AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS AO PROCESSO FORMAL DA EDUCAÇÃO. NESTE CONTEXTO HÁ UM CONTRAFOGOS 2 (BOURDIEU, 2001) QUE SE REVELA PELO VIES DA EDUCAÇÃO SOCIAL, A QUAL TRABALHA ALÉM DOS CONTEÚDOS ESCOLARES UMA RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA E SOCIOCULTURAL ENTRE OS ATORES DO ATO PEDAGÓGICO (EDUCADOR-EDUCANDO). A PARTIR DESTA CONSTATAÇÃO SE MOSTRA RELEVANTE A INTERAÇÃO DOS PROTOCOLOS ESCOLARES COM OS PROTOCOLOS SOCIOEDUCATIVOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL QUE FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL SUSTENTA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA, JUSTA, SOLIDÁRIA, COM EQUIDADE SOCIAL. É A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIOEDUCATIVAS E SOCIOCULTURAIS DA REALIDADE SOCIAL QUE A ESCOLA PODE TRANSFORMA-SE E MOBILIZAR-SE EM UM TRABALHO PEDAGÓGICO MAIS AMPLO E COM SIGNIFICADO PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS PROTAGONISTAS EM DESENVOLVIMENTO. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|