Dados do autor
Sua instituiçãoInstituto Assistencial Dom Bosco - Guarapuava Pr IADB
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloA ESCOLA E A EDUCAÇÃO SOCIAL
Resumo

AS PRATICAS EDUCATIVAS QUE ACONTECEM DENTRO DA ESCOLA ESTÃO VINCULADAS A UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MAIS CONTEUDISTA. A ATENÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR É SISTEMATIZADO E ORGANIZADO DENTRO DE PARAMETROS DE CARGAS HORÁRIAS E CONTEÚDOS ESCOLARES QUE SUBMETEM AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS AO PROCESSO FORMAL DA EDUCAÇÃO. NESTE CONTEXTO HÁ UM CONTRAFOGOS 2 (BOURDIEU, 2001) QUE SE REVELA PELO VIES DA EDUCAÇÃO SOCIAL, A QUAL TRABALHA ALÉM DOS CONTEÚDOS ESCOLARES UMA RELAÇÃO SOCIOEDUCATIVA E SOCIOCULTURAL ENTRE OS ATORES DO ATO PEDAGÓGICO (EDUCADOR-EDUCANDO). A PARTIR DESTA CONSTATAÇÃO SE MOSTRA RELEVANTE A INTERAÇÃO DOS PROTOCOLOS ESCOLARES COM OS PROTOCOLOS SOCIOEDUCATIVOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL QUE FUNDAMENTADA NA CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL SUSTENTA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA, JUSTA, SOLIDÁRIA, COM EQUIDADE SOCIAL. É A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIOEDUCATIVAS E SOCIOCULTURAIS DA REALIDADE SOCIAL QUE A ESCOLA PODE TRANSFORMA-SE E MOBILIZAR-SE EM UM TRABALHO PEDAGÓGICO MAIS AMPLO E COM SIGNIFICADO PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS PROTAGONISTAS EM DESENVOLVIMENTO.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • EDUCAÇÃO SOCIAL + EDUCAÇÃO ESCOLAR + ARTICULAÇÃO