Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade Vale do Rio Doce Univale |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | Eunice Maria Nazarethe Nonato |
Sua titulação | Mestrando |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Vale do Rio Doce Univale |
Nome completo | Adeilson Jorge da Silva |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Titulação | Mestrando |
Instituição | Universidade Vale do Rio Doce Univale |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 14. Estudos Sociais |
Grupo Temático | Privación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos |
Título | Do sentido do trabalho ao trabalho sem sentido na visão de profissionais que atuam em unidade socioeducativa |
Resumo | Introdução: O servidor de uma unidade socioeducativa desempenha suas atividades com a finalidade de atender as determinações legais previstas na legislação que disciplina a medida de internação aplicada ao adolescente em conflito com a lei. Como medida mais severa, o jovem fica privado de sua liberdade. Aos servidores cumpre cuidar para que a medida cumpra o seu papel de responsabilização e a preparação para o retorno ao convívio social. Dados apontam que é significativo o número de adolescentes que após cumprimento da medida voltam ao crime. Sob essa perspectiva indaga-se sobre a percepção do servidor acerca do seu trabalho e as possíveis relações com a atividade laboral. Objetivo: analisar a percepção de servidores de uma unidade socioeducativa sobre o trabalho que desempenham correlacionando com possíveis atitudes no desenvolvimento de suas atividades. Metodologia: O estudo utilizou da metodologia qualitativa e teve como instrumento entrevista com 7 profissionais (4 agentes, 2 técnicos, 1 gestor) que atuam em uma unidade socioeducativa do interior de Minas Gerais. Resultados: De acordo com os entrevistados, o trabalho desenvolvido na unidade busca atender ao preconizado na legislação, entretanto, a maioria dos adolescentes que deixam a unidade voltam a se envolver em atos infracionais, retornando à unidade ou indo para o presídio. O fato de adolescentes que cometeram atos infracionais de menor gravidade cumprirem medida de internação junto a adolescentes que cometeram infrações de maior gravidade e a não existência de uma política que acompanhe o jovem pós medida faz com que o servidor considere o trabalho da unidade como sem sentido. Conclusões: A percepção de que o trabalho que desenvolvem é um trabalho sem sentido, que consiste, em última instância, num desserviço, acarreta consequência direta no desempenho das atividades dos servidores da unidade e na autorrealização profissional. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|