Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Vale do Rio Doce Univale
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
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Nome completoEunice Maria Nazarethe Nonato
Sua titulaçãoMestrando
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUniversidade Vale do Rio Doce Univale
Nome completoAdeilson Jorge da Silva
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TitulaçãoMestrando
InstituiçãoUniversidade Vale do Rio Doce Univale
País de origem do co-autorBrasil
Proposta de Paper
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPrivación de la libertad en América Latina: desafíos para las políticas de Derechos Humanos
TítuloDo sentido do trabalho ao trabalho sem sentido na visão de profissionais que atuam em unidade socioeducativa
Resumo

Introdução: O servidor de uma unidade socioeducativa desempenha suas atividades com a finalidade de atender as determinações legais previstas na legislação que disciplina a medida de internação aplicada ao adolescente em conflito com a lei. Como medida mais severa, o jovem fica privado de sua liberdade. Aos servidores cumpre cuidar para que a medida cumpra o seu papel de responsabilização e a preparação para o retorno ao convívio social. Dados apontam que é significativo o número de adolescentes que após cumprimento da medida voltam ao crime. Sob essa perspectiva indaga-se sobre a percepção do servidor acerca do seu trabalho e as possíveis relações com a atividade laboral.

Objetivo: analisar a percepção de servidores de uma unidade socioeducativa sobre o trabalho que desempenham correlacionando com possíveis atitudes no desenvolvimento de suas atividades.

Metodologia: O estudo utilizou da metodologia qualitativa e teve como instrumento entrevista com 7 profissionais (4 agentes, 2 técnicos, 1 gestor) que atuam em uma unidade socioeducativa do interior de Minas Gerais.

Resultados: De acordo com os entrevistados, o trabalho desenvolvido na unidade busca atender ao preconizado na legislação, entretanto, a maioria dos adolescentes que deixam a unidade voltam a se envolver em atos infracionais, retornando à unidade ou indo para o presídio. O fato de adolescentes que cometeram atos infracionais de menor gravidade cumprirem medida de internação junto a adolescentes que cometeram infrações de maior gravidade e a não existência de uma política que acompanhe o jovem pós medida faz com que o servidor considere o trabalho da unidade como sem sentido.

Conclusões: A percepção de que o trabalho que desenvolvem é um trabalho sem sentido, que consiste, em última instância, num desserviço, acarreta consequência direta no desempenho das atividades dos servidores da unidade e na autorrealização profissional.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Unidade Socioeducativa
  • Servidor
  • Sentido do Trabalho