Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação USP - FE |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Doutorando |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 15. Filosofia e Pensamento |
Grupo Temático | Towards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory |
Título | DECOLONIZAR IMAGENS: QUANDO O DOCUMENTARISTA DIALOGA COM A EDUCAÇÃO |
Resumo | O documentário brasileiro feito por mulheres negras é cada vez mais frequente e muitos dialogam com a ancestralidade, a memória, as falas e os silêncios sociais e históricos, possibilitando a reflexão sobre o cotidiano, o real, o imaginário e a resistência. Observa-se que com o nascimento de muitas cineastas, nasceram também importantes pesquisadoras ou vice-versa. Este trabalho apresenta como objetivo, analisar a decolonização da imagem através da linguagem fílmica e sua força transformadora nas futuras narrativas, reforçando a necessidade de observar o trabalho destas mulheres enquanto pesquisadoras e pensadoras do cinema negro como dispositivo de construção da nação. |
Palavras-chave | |
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