Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoDoutor
Proposta de Paper
Área Temática16. História
Grupo TemáticoPrácticas, espacios y naturaleza: construcción de saberes y conocimientos científicos en espacios globales.
TítuloExpedições científicas no Brasil e as práticas de coletar saberes (século XIX)
Resumo

Em minha comunicação pretendo analisar a prática das viagens científicas de naturalistas do século XIX examinando o caso da expedição de Spix e Martius pelo Brasil (1817-1820). É de notório conhecimento que a viagem em si é uma das etapas - a mais crucial – para a aquisição material (objetos zoobotânicos e/ou artefatos indígenas) e de saberes, que serão posteriormente trabalhados/transformados pelos viajantes, em múltiplas pesquisas e publicações. Os saberes adquiridos ao longo da viagem são transmitidos por vários tipos de mediadores - de sujeitos e instituições a suportes textuais. Baseado no relato de viagem (Reise in Brasilien 3 vol. 1823/1831) e outros documentos, pretende-se investigar a complexidade desses agentes em sua relação como os naturalistas e compreender o contexto em que os saberes são apreendidos, transferidos e transformados.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Expedições científicas
  • transferência de saberes
  • mediadores
  • Brasil