Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Vale do Acarau UVA
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoMARIA DEUSIMAR RIOS DA SILVA
Sua titulaçãoEspecialista
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloPEDAGOGIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: CASO DA DISCIPLINA DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Resumo

PEDAGOGIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: CASO DA DISCIPLINA DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

MARIA DEUSIMAR RIOS GOMES

O presente texto objetiva contribuir com o debate a cerca da Pedagogia Social e da Educação Social. A abordagem far-se-á a partir de experiência vivenciada na Disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvida no Curso de em Graduação Pedagogia da Universidade Estatual Vale do Acaraú - UVA, intitulada de Estágio Supervisionado: Movimentos Sociais e Educação Popular (MOSEP), durante os anos de 2015 a 2018. A referida disciplina era desenvolvida em instituições não governamentais e/ou governamentais escolhidas pela turma onde houvesse programas sociais educacionais não escolares que tinham pedagogos. Tínhamos como objetivo principal; fornecer conhecimento teórico-prático para diferenciar a educação não formal da formal, permitindo que percebam que o campo de trabalho do pedagogo é mais amplo; como também efetiva contribuição social da universidade. A disciplina foi desenvolvida na cidade de Fortaleza em instituições acolhedoras de crianças e adolescentes abandonados pelos familiares ou que tinham sua guarda transferida para o estado por processo judicial, como em projetos com mulheres vitimas de drogas que foram afastadas das famílias, projeto estes alocados na Fazenda Uirapuru; em instituições de acolhimento de idosos como o Lar Torres de Melo e em casa de acolhimentos de crianças vitimas de câncer como a Casa Menino Jesus ou em espaços culturais como o Centro Dragão de Arte e Cultura e nas Rede CUCA de Fortaleza. Quanto a metodologia, eram realizados encontros quinzenais na universidade para planejamento das ações a serem desenvolvidas; estudos teóricos; socialização das experiências; e para sanar dúvidas e problemas ocorridos no decorrer do estágio. . Quanto aos resultados, estes foram identificados tanto para os alunos da disciplina como para própria institução e seu formato.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Pedagogia Social