Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade Vale do Acarau UVA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | MARIA DEUSIMAR RIOS DA SILVA |
Sua titulação | Especialista |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | PEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible. |
Título | PEDAGOGIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: CASO DA DISCIPLINA DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
Resumo | PEDAGOGIA SOCIAL NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: CASO DA DISCIPLINA DE ESTÀGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES MARIA DEUSIMAR RIOS GOMES O presente texto objetiva contribuir com o debate a cerca da Pedagogia Social e da Educação Social. A abordagem far-se-á a partir de experiência vivenciada na Disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvida no Curso de em Graduação Pedagogia da Universidade Estatual Vale do Acaraú - UVA, intitulada de Estágio Supervisionado: Movimentos Sociais e Educação Popular (MOSEP), durante os anos de 2015 a 2018. A referida disciplina era desenvolvida em instituições não governamentais e/ou governamentais escolhidas pela turma onde houvesse programas sociais educacionais não escolares que tinham pedagogos. Tínhamos como objetivo principal; fornecer conhecimento teórico-prático para diferenciar a educação não formal da formal, permitindo que percebam que o campo de trabalho do pedagogo é mais amplo; como também efetiva contribuição social da universidade. A disciplina foi desenvolvida na cidade de Fortaleza em instituições acolhedoras de crianças e adolescentes abandonados pelos familiares ou que tinham sua guarda transferida para o estado por processo judicial, como em projetos com mulheres vitimas de drogas que foram afastadas das famílias, projeto estes alocados na Fazenda Uirapuru; em instituições de acolhimento de idosos como o Lar Torres de Melo e em casa de acolhimentos de crianças vitimas de câncer como a Casa Menino Jesus ou em espaços culturais como o Centro Dragão de Arte e Cultura e nas Rede CUCA de Fortaleza. Quanto a metodologia, eram realizados encontros quinzenais na universidade para planejamento das ações a serem desenvolvidas; estudos teóricos; socialização das experiências; e para sanar dúvidas e problemas ocorridos no decorrer do estágio. . Quanto aos resultados, estes foram identificados tanto para os alunos da disciplina como para própria institução e seu formato. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|