Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Lara Rufino Pinheiro |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Graduado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal da Paraíba UFPA |
Nome completo | Maria Eduarda Pereira Fernandes |
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Titulação | Graduado |
Instituição | Universidade Federal da Paraíba UFPA |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Grupo Temático | Fome e futuro na América Latina: Direito humano à alimentação adequada e cultura da paz |
Título | COVID-19: GARANTIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB |
Resumo | A alimentação adequada é direito fundamental social expresso no art. 6º da Constituição Federal. Isso exige do Estado a adoção de políticas públicas e ações para garantia da segurança alimentar e nutricional (SAN) da população, conforme o art. 2º da Lei nº 11.346/2006. Uma das principais frentes de promoção da SAN ocorre no ambiente escolar, mediante a oferta, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, de refeições saudáveis e adequadas aos alunos matriculados na rede pública de educação básica. Ocorre que a pandemia da COVID-19 gerou medidas de isolamento social que impuseram a suspensão das aulas ou a sua realização à distância, afastando os alunos do ambiente escolar, local de acesso a essas refeições. Em resposta a tal problema, o município de João Pessoa, de forma pioneira no Estado da Paraíba, manteve a distribuição da merenda escolar para os alunos da sua rede de educação básica. Diante desse cenário, propõe-se um trabalho cujo objetivo é apresentar, com análise dos resultados obtidos, as ações desenvolvidas pelo município de João Pessoa-PB para garantia da SAN desses alunos. Busca-se, pois, responder à seguinte indagação: qual o impacto das ações desenvolvidas pelo município de João Pessoa-PB na garantia da SAN dos alunos da sua rede de educação básica? Para tanto, utilizar-se-á o método de abordagem indutivo, partindo-se da análise de casos particulares para obtenção de conclusões gerais. Os métodos de procedimento serão o estatístico e o comparativo, com o levantamento de dados estatísticos e a comparação com a realidade anterior à pandemia da COVID-19. As técnicas de pesquisa serão a documentação direta, através da aplicação de questionários nas escolas municipais, e indireta, com pesquisa bibliográfica e de documentos produzidos por terceiros. Como resultado, visa-se comprovar ou refutar a seguinte hipótese: as ações do município de João Pessoa-PB foram adequadas para manutenção do nível de SAN dos alunos da sua rede de educação básica. |
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