Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade da Integração Latino Americana UNILA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Mestre |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | Mundo Guaraní. Economía y Profecía. Pasado, presente y futuro |
Título | O conhecimento tradicional Avá- Guarani na prevenção e enfrentamento a violência de gênero e doméstica |
Resumo | A desterritorialização dos Avá- Guarani ocorrida em 1982 na região das fronteiras entre Brasil e Paraguai para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional surte efeitos até os dias atuais. Os moradores do Tekoha Ocoy , localizado próximo ao município de São Miguel do Iguaçu- PR, em resposta as variadas formas de violação de seus direitos ancestrais e territoriais, utilizando- se de sua cosmovisão e conhecimentos tradicionais buscam formas de prevenir e enfrentar a violência estrutural que consequentemente gera outros efeitos, como a violência de gênero e doméstica. O presente trabalho tem como tema central analisar como os Avá-Guarani do Tekoha Ocoy entendem a violência e como se organizam para prevenir e enfrentar a violência de gênero e doméstica, uma vez que a violência contra as mulheres é um problema de saúde pública e de violação de direitos humanos. Além disso, objetiva-se identificar se o conceito de violência de gênero e doméstica para os Avá-Guarani do Tekoha Ocoy tem o mesmo sentido que para a sociedade não-indígena e identificar quais são as ferramentas utilizadas como forma de prevenção e enfrentamento a essas violências. Para tanto utilizando-se das ferramentas de pesquisa: observação participante, entrevistas semiestruturadas com moradores do tekoha e suas lideranças, pesquisa documental e bibliográfica, história oral e uso de diário de campo foi possível constatar que os Guarani de Ocoy relatam aspectos da violência que se conectam com os elementos englobados na legislação brasileira, sendo eles a violência física, psicológica, sexual e moral. Não houve relatos de reconhecimento de violência patrimonial. Suas visões sobre a violência estão também conectadas com a violação dos direitos individuais e coletivos, preconceito, racismo, não respeito e incompreensão de suas tradições. Foram identificadas as ferramentas de prevenção e enfrentamento a partir da dimensão cultural, político social, do uso dos recursos e mecanismos externos e respostas |
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