Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal do Amazonas UFAM |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Hellen Cristina Picanço Simas |
Sua titulação | Mestre |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal do Amazonas UFAM |
Nome completo | Fabiane Maia Garcia |
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Titulação | Doutor |
Instituição | Universidade Federal do Amazonas UFAM |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Povos indígenas, desafios contemporâneos e a construção de novos saberes: experiências de indigenização da universidade e da escola |
Título | AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CONHECIMENTOS INDÍGENAS? |
Resumo | O trabalho parte da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM, sob o título “Ação Saberes Indígenas na Escola: Alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas?” que analisou como os saberes indígenas são abordados nas práticas pedagógicas aplicadas nos Cursos de Formação de docentes indígenas alfabetizadores. O trabalho discute a proposta de alfabetização e de letramento das crianças indígenas, tendo por base os conhecimentos indígenas na perspectiva pedagógica da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade em diálogo com os fundamentos legais e a literatura indígena e não indígena. A metodologia adotada é a etnografia institucional (ESCOBAR, 2007), apoiada pelas técnicas da pesquisa documental dos documentos orientadores e instituidores do PSIE/UFAM. Do ponto de vista institucional, os estudos e as pesquisas indicaram que a experiência foi teórica e pedagogicamente muito inovadora, socialmente relevante e legitimada, mas com muitas fragilidades e limitações metodológicas e gerenciais. Do ponto de vista dos instituintes (povos indígenas), os resultados mostraram que a proposta é a inversão da escola colonizante ao trazer os etnoconhecimentos para promover a alfabetização e os letramentos indígenas, com o diferencial de não excluir os saberes não indígenas, mas de articulá-los no propósito de fortalecimento da diversidade étnica-cultural presente no ambiente escolar. Quanto ao aporte teórico e a metodologia utilizada na formação dos professores não corroboram na sua totalidade com aspectos importantes da proposta como o uso da literatura indígena e a efetiva participação dos sábios e conhecedores da ciência indígena. Conclui-se que a tentativa de aproximação dos saberes indígenas vem se efetivando cercada de desafios que vão desde a formação específica do formador, perpassando pelo (des)tratamento didático dos materiais construídos indo até os de ordem administrativa, |
Palavras-chave | |
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