Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade de São Paulo USP |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Mestrando |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 15. Filosofia e Pensamento |
Grupo Temático | Towards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory |
Título | Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma análise fenomenológica e afrocentrada. |
Resumo | Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O mancala Awelé foi inserido nas formações e prática pedagógica em 2016 e neste mesmo ano teve início o I Festival de Mancala-Awelé da Rede. A proposta era que fossem inseridos outros jogos de tabuleiro para prática pedagógica, a fim de obter maior diversidade e reconhecimento de outras culturas, além da eurocêntrica, no programa de jogos de tabuleiro. O jogo de Awelé é um jogo de origem africana e carrega com ele aspectos filosóficos africanos e valores civilizatórios afro-brasileiros e sua a sua aprendizagem no ambiente educacional só faz sentido caso sejam valorizados estes aspectos. No IV Festival ocorreram apresentações culturais que trouxeram a arte africana e afro-brasileira por meio da música, dança, vestimenta, decoração, etc, porém a forma com que o Festival foi organizado em sua estrutura e dinâmica, nesta edição e nas anteriores, não permitiu com que os estudantes vivenciassem livremente aquelas manifestações culturais. Apenas em um espaço fora da área oficial do jogo foi possível observar os corpos dos estudantes livres para praticarem e vivenciarem o jogo de forma com que sentissem e internalizassem a cultura a qual ele é originário. A partir de uma análise fenomenológica e afrocentrada, foi analisado que o modelo de Festival de Mancala Awelé organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo necessita de uma reformulação, caso pretenda descolonizar os saberes e práticas educacionais da Rede. |
Palavras-chave | |
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Correções sugeridas | Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.( Quando em que governo e contexto??) Resumo: Precisa contextualizar melhor pq não deu certo a programação oficial e melhorar a redação |