Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoDoutorando
Proposta de Paper
Área Temática10. Estudos de Gêneros
Grupo TemáticoGênero, raça e renda: Como esses fatores atuam na vida de mulheres e as diferenciam?
TítuloConsiderações a respeito da exclusão educacional e inserção tardia de mulheres em sala de aula/turma de alfabetização
Resumo

Esta apresentação propõe iniciar discussão em torno da EJA e sua relação com o retorno/inserção de mulheres em sala de aula, em momento considerado tardio. A análise privilegia o Curso de Vida de mulheres adultas que estão
sendo/foram alfabetizadas, bem como o
envelhecimento por elas vivenciado. Sendo assim, o objetivo central é analisar o processo de
alfabetização e seu impacto nas experiências de envelhecimento de mulheres que foram/estão
sendo alfabetizadas tardiamente. A abordagem incide na compreensão das particularidades dos cursos de vida e
dos sentidos e significados do aprender a ler e escrever entre mulheres com idades a partir dos
60 anos. Partimos da hipótese de que a vida das mulheres é afetada e alterada pelo ato de estar
inserida em contexto educativo, destacando marcadores sociais da diferença (em suas interseccionalidades) que operam de forma articulada em suas vivências. A análise busca a efetivação de aprendizados na vida
cotidiana das mulheres, como forma de fomentar discussões a respeito do direito à educação de qualidade por mulheres excluídas da sala de aula em momento considerado ideal.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Mulheres
  • Alfabetização tardia
  • Envelhecimento
  • Marcadores sociais da diferença