Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade de São Paulo USP |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Doutorando |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | La Antropología Audiovisual como campo de estudio: reflexiones en torno al uso de las imágenes y los sonidos en la investigación antropológica |
Título | A memória assombrada no cinema sul-americano |
Resumo | Este trabalho discute a memória assombrada no cinema sul-americano contemporâneo a partir da obra cinematográfica A Terra e a Sombra (César Augusto Acevedo, 2015). O elemento da memória é manejado na película para estabelecer uma difícil vinculação entre o passado das personagens e o estado afetivo presente em uma região rural da Colômbia. Ampliando o escopo, é possível identificar que a memória assombrada revela esconderijos do passado que falam sobre os temores de violência do Estado, esquecimentos e apagamentos de histórias familiares e perdas de identidades culturais. A partir da análise da casa enquanto espaço total afetivo, e do espaço externo a ela, como o campo e a plantação de cana-de-açúcar, fazemos uma socioantropologia filosófica dos espaços e dos afetos construídos dentro da narrativa cinematográfica. A memória assombrada se constitui enquanto sentimento não resolvido que perpassou no tempo e se apresenta em um espaço em ruínas. Assim, a metodologia é ancorada na interpretação do discurso fílmico e na análise fílmica das imagens, descontruindo signos alegóricos, símbolos da intimidade e códigos para definir um painel interpretativo dos imaginários culturais. A fundamentação teórica é ancorada em uma socioantropologia filosófica, tendo como base autores como Gaston Bachelard (1993), Michel de Certeau (2014), Gilles Deleuze (2005), Armando Silva (2014) e Gilbert Durand (1993, 1997). |
Palavras-chave | |
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