Dados do autor | |
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Sua instituição | Fundação Universitária Iberoamericana FUNIBER |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Mestrando |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Educação profissional na América Latina: desafios e perspectivas |
Título | O processo de transformação dos currículos escolares: exigências ou revoluções? |
Resumo | O processo de transformação da educação, estabelecida pela transferência de conhecimento do professor ao aluno, pôde ser percebida a partir da inovação de contextos e modificações dos termos adotados, a fim de estabelecer um melhor entendimento e aproximação na interação. Este processo traz maior engajamento dos alunos e qualifica o diálogo estabelecido, incentivando a troca de conhecimentos, tendo uma transformação social, cultural e econômica como questão, com o objetivo de não somente levar a tecnologia para dentro da sala de aula, mas sim atrelar e oferecer uma aprendizagem histórica mostrando os dois lados. A pesquisa adotou o método histórico-analítico e comparativo, para levantar as iniciativas governamentais de inclusão da tecnologia no processo de aprendizagem. Pretende analisar as metodologias educacionais empregadas no mundo, como alternativas ao método tradicional aplicado pelo BNCC e investigar o processo de transformação dos currículos escolares, analisando a o conceito de decolonização e introdução das relações étnico-raciais no âmbito escolar. Espera-se contribuir para o debate sobre o processo de revisão e reorganização das propostas curriculares, formação de alunos proativos e socialmente conscientes e avaliação das possibilidades de aplicação de metodologias ativas, combinadas ao uso de tecnologia nas diferentes realidades, em especial no Estado de São Paulo. |
Palavras-chave | |
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