Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade Federal do Vale do São Francisco PPArque/Univasf |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | Ana Stela de Negreiros Oliveira |
Sua titulação | Mestrando |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal do Vale do São Francisco Univasf |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 02. Arqueologia |
Grupo Temático | DIÁLOGOS Y TENSIONES EN ARQUEOLOGÍA Y PATRIMONIOS |
Título | As gravuras rupestres, Arqueologia Pública e os desafios da preservação do patrimônio perante a privatização do espaço: os casos de Itatim e Santa Terezinha no Piemonte do Paraguaçu – Bahia. |
Resumo | Nesse projeto-ação pretendemos desenvolver em duas unidades escolares estaduais (UEE) com alunas e alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual da Bahia uma interface de transmissão de saberes visando a preservação do patrimônio arqueológico, especificamente, as gravuras/pinturas rupestres nos sítios arqueológicos em dois munícipios (Itatim e Santa Terezinha) no território identitário do Piemeonte do Paraguaçu. Para isso, buscaremos trabalhar com um ciclo de ações que possibilitarão a realização de uma análise comparativa acerca do conhecimento prévio e posterior do público-alvo e as eventuais permanências e esquecimentos relativos à elaboração do saber. Com isso, possibilitaremos à comunidade escolar envolvida no projeto a interação com o patrimônio cultural, a história local, os sítios arqueológicos e a preservação patrimonial. Secundariamente, procuraremos entender como o fato desses sítios estarem situados em espaços privados impacta na preservação do patrimônio e elaboração do conhecimento por parte dos(as) estudantes. Tendo como objetivo de fato compreender através de uma análise a situação da preservação desses sítios em cada um dos dois municípios, a ligação das comunidades ao entorno dos sítios com o conhecimento e a preservação das gravuras/pinturas rupestres pretendendo colaborar com o protagonismo da comunidade escolar na transformação da relação com os artefatos arqueológicos. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|