Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Estácio de Sá UNESA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | ARILDA DA COSTA ROCHA VELLASCO |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Titulação | Doutorando |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | PRefeitura Municipal d eMAricá e Universidade Estácio de Sá PMM/UNESA |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Políticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina |
Título | A dignidade humana dos sujeitos da EJA: trajetórias, conhecimentos e narrativas |
Resumo | A dignidade humana é reconhecida hoje como fundamento dos direitos humanos e, nesse sentido, precisa estar em primeiro lugar quando pensamos no direito à educação, entendido como direito humano fundamental (ONU, 1948). A partir desta noção, nos juntamos a preocupações crescentes no Brasil com as políticas de educação de jovens e adultos que não têm se desenvolvido de modo a assegurar esse direito. Isso porque entendemos, com McCowen (2015) que a plenitude do exercício do direito à educação não advém automaticamente da ida à escola. Requer o acesso a conhecimentos diversos paralelamente ao reconhecimento dos seus próprios – elemento fundamental e frequentemente ausente das políticas de educação de jovens e adultos no Brasil. |
Palavras-chave | |
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