Dados do autor
Sua instituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoIVAN CARDOSO OLIOSE
Sua titulaçãoDoutorando
TitulaçãoDoutorando
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES
Nome completoEDNA CASTRO DE OLIVEIRA
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
TitulaçãoDoutor
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES
País de origem do co-autorBrasil
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPolíticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina
TítuloO FÓRUM EJA/ES NA LUTA PELO DIREITO À VIDA E À EDUCAÇÃO
Resumo

O FÓRUM EJA/ES NA LUTA PELO DIREITO À VIDA E À EDUCAÇÃO
Resumo
A pesquisa sistematiza ações do movimento do Fórum de EJA do Estado do Espírito Santo no contexto da COVID-19, evidenciando suas resistências em face da política estadual de educação. Investiga possíveis contribuições do Fórum, na contramão das imposições do Estado, a partir da escuta das dificuldades dos docentes com o trabalho remoto. Algumas categorias de Freire (1980) são exploradas em interlocução com contradições que emergem da lógica do sistema antissocial do capital (ANTUNES, 2020). A pandemia trouxe à tona um cenário trágico, para além da crise sanitária. Revelou desigualdades profundas entre o norte e o sul da quarentena, afetando os grupos mais vulnerabilizados, evidenciando a questão estrutural do desemprego, da degradação ambiental e da vida como mercadoria. A COVID 19 se conecta ao sistema metabólico do capital, reforçando as atrocidades desse sistema. A preservação dos elementos estruturantes desse sistema autofágico resulta em alienações, coisificações, opressões de classe, gênero, raça, etnia, sexo, que geram o aumento do desemprego, nutrem as desigualdades sociais e promovem a devastação da vida no planeta (ANTUNES, 2020). Neste contexto, o Estado atua ora como essencial provedor de serviços, ora como um poder autocrático, ameaçando a democracia (AGAMBEM, 2020). Se o Sistema de Saúde Pública mostrou sua importância no combate ao vírus, na educação ficou explícita a falta de estrutura física das escolas, a precarização do trabalho docente, a não preparação dos profissionais para o uso de recursos tecnológicos e o seu não acesso para todes, educandas e educandos.. Resultados indicam a necessidade de intensificar ações que tencionem as políticas com perspectivas mercadológicas e desumanizadoras.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • COVID-19
  • COVID-19
  • Fórum eja/es
  • Movimento social.