Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade do Estado do Amazonas UEA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Marcos André Ferreira Estácio |
Sua titulação | Graduado |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade do Estado do Amazonas UEA |
Proposta de Paper | |
Área Temática | GTs Transversais |
Grupo Temático | Ciências Humanas |
Título | HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DO AMAZONAS NO SÉCULO XIX: DE 1852 A 1872 |
Resumo | Pesquisar na área de história da educação é questionar as memórias, é interrogar os vários registros que se relacionam com os estudos teóricos e conceituais da educação. O presente trabalho teve por objetivo compreender a História da Educação no Amazonas, de 1852 a 1872, a partir dos relatos, dados e informações educacionais presentes nos Relatórios dos Presidentes da Província do Amazonas. A metodologia foi de natureza qualitativa e os tipos de pesquisa foram: documental e bibliográfica. A coleta dos relatórios, ocorreu em Bibliotecas do Amazonas e na plataforma do Center for Research Libraries and Global Resources Net Work. Os documentos foram mapeados, inventariados, catalogados e identificados de modo sequencial, para que assim fosse possível o trabalho de leitura, transcrição, análise de conteúdo e interpretação dos dados e informações. A leitura e a análise dos relatórios indicam a não existência de uma centralidade e preocupação, prioritária, nos temas relativos as questões educacionais, isto porque, era a estruturação da Província o principal e persistente interesse. O recorte temporal estudado, fora marcado por descontinuidades de ações e reformas, inclusive, na seara da educação. Estas questões apontam que a vida social, política, cultural e educacional, deve ser analisada e interpretada enquanto uma produção sócio-histórica e isto significa que a história, e também a história da educação, devem apreender os movimentos dos pensamentos sociais e pedagógicos, bem como, o das instituições educacionais, o das práticas educativas. Assim, compreende-se que as publicações, aqui incluídos os relatórios de presidentes de província, se constituem enquanto meios de comunicação/informação dos campos sociais e educacionais, uma vez que divulgam informações e conteúdos referentes a sua finalidade/interesse de atuação. |
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