Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade do Estado do Amazonas UEA
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoMarcos André Ferreira Estácio
Sua titulaçãoGraduado
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUniversidade do Estado do Amazonas UEA
Proposta de Paper
Área TemáticaGTs Transversais
Grupo TemáticoCiências Humanas
TítuloHISTÓRIA E EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DO AMAZONAS NO SÉCULO XIX: DE 1852 A 1872
Resumo

Pesquisar na área de história da educação é questionar as memórias, é interrogar os vários registros que se relacionam com os estudos teóricos e conceituais da educação. O presente trabalho teve por objetivo compreender a História da Educação no Amazonas, de 1852 a 1872, a partir dos relatos, dados e informações educacionais presentes nos Relatórios dos Presidentes da Província do Amazonas. A metodologia foi de natureza qualitativa e os tipos de pesquisa foram: documental e bibliográfica. A coleta dos relatórios, ocorreu em Bibliotecas do Amazonas e na plataforma do Center for Research Libraries and Global Resources Net Work. Os documentos foram mapeados, inventariados, catalogados e identificados de modo sequencial, para que assim fosse possível o trabalho de leitura, transcrição, análise de conteúdo e interpretação dos dados e informações. A leitura e a análise dos relatórios indicam a não existência de uma centralidade e preocupação, prioritária, nos temas relativos as questões educacionais, isto porque, era a estruturação da Província o principal e persistente interesse. O recorte temporal estudado, fora marcado por descontinuidades de ações e reformas, inclusive, na seara da educação. Estas questões apontam que a vida social, política, cultural e educacional, deve ser analisada e interpretada enquanto uma produção sócio-histórica e isto significa que a história, e também a história da educação, devem apreender os movimentos dos pensamentos sociais e pedagógicos, bem como, o das instituições educacionais, o das práticas educativas. Assim, compreende-se que as publicações, aqui incluídos os relatórios de presidentes de província, se constituem enquanto meios de comunicação/informação dos campos sociais e educacionais, uma vez que divulgam informações e conteúdos referentes a sua finalidade/interesse de atuação.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Educação
  • História
  • Império
  • Amazonas