Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoDoutor
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPolíticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina
TítuloPRÁTICA EDUCATIVA FORJADA COLETIVAMENTE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo

Este trabalho propõe trazer reflexões sobre práticas docentes, forjadas coletivamente, no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no decorrer da pandemia COVID 19, e no retorno às atividades, pós pandemia. O objeto de estudo aqui apresentado é a experiência do processo formativo de disciplinas da área de formação na Educação de Jovens e Adultos — Educação e Movimentos da Sociedade Civil, Estágio Supervisionado Pedagogia nas Instituições e Movimentos Sociais e Educação e Movimentos da Sociedade Civil: Aspectos Históricos e Políticos. A proposta de trabalho, construída na plataforma virtual disponibilizada pela universidade, durante o período de pandemia, quando o ensino remoto foi o único modo de atendimento a estudantes, continuou a ser utilizada quando retomado o atendimento presencial. A construção coletiva desta experiência partiu do pressuposto freireano, de ser a educação um processo de criação e recriação do conhecimento a fim de transformar e reinventar realidades pela ação-reflexão humana. A proposta foi organizada a partir de premissas fundamentais para apropriação de novos conhecimentos: i) criação de espaços para diálogo; ii) elaboração de questionário diagnóstico; iii) organização interdisciplinar e exploração de diferentes linguagens; iv) organização de 3 a 4 unidades com textos teóricos acompanhadas de atividades, para compartilhar compreensões e forjar diálogos entre discentes e docentes; v) criação de tópicos para os Movimentos Sociais e Instituições relacionando-os à educação; vi) organização do plano de curso da disciplina a partir as demandas dos questionários; vii) devolutiva do relatório do questionário e plano de curso e viii) proposta de atividade de livre escolha para produção de um diário de bordo sobre os movimentos escolhidos pelos estudantes. Esta proposta pedagógica, tornou-se parte de nosso trabalho presencial, integrando espaço presencial e virtual, na garantia do direito a educação.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • educação de jovens e adultos;
  • direito à educação;
  • formação humana.