Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Proposta de Paper
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoTerritorialidade e os Guarani na América Latina
TítuloARA PYAHU E TERRITÓRIO DA UNIVERSIDADE EM RETOMADA
Resumo

A comunicação pretende apresentar reflexões em torno de duas perspectivas: 1 - a presença de corpos/territórios kaiowá e guarani no ensino superior, especialmente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Unidade de Ensino Superior de Amambai, MS; 2 - as dimensões e desafios que esta presença coloca, do ponto de vista de uma percepção histórica, política e epistemológica de ser e viver no ara pyahu - tempo moderno - na região conhecida hoje como cone sul de Mato Grosso do Sul, antes tekoha guasu - grande território - dos Kaiowá e Guarani. Neste sentido, apresenta interlocuções produzidas no bojo da pesquisa denominada "Ensino superior, ecologia de saberes e presença indígena na UEMS: uma abordagem interdisciplinar" , desenvolvido na UEMS de Amambai. A pesquisa vem sendo desenvolvida em um contexto no qual, nos últimos anos, os/as estudantes kaiowá e guarani passaram a representar noventa por cento do corpo discente e, a partir dessa presença, se implantou, em 2023, um curso de Pedagogia Intercultural e está prestes a ser criado um curso de Agroecologia Intercultural Kaiowá e Guarani, a ser ofertado a partir de 2024. Longe de ser consenso, esse projeto de futuro enunciado, potencializador dos conhecimentos indígenas, provoca, em nível local, disputas em torno da questão referente a quais grupos e conhecimentos a universidade deve priorizar, com a forte defesa dos conhecimentos tecnicistas voltados ao agronegócio e à lógica de mercado característica do karai reko - modo de vida não indígena, ignorante de um processo de justiça cognitiva e descolonização do pensamento necessário e urgente.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Ensino superior
  • Kaiowá e Guarani
  • Território
  • Justiça cognitiva
  • Interculturalidade