Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | Territorialidade e os Guarani na América Latina |
Título | ARA PYAHU E TERRITÓRIO DA UNIVERSIDADE EM RETOMADA |
Resumo | A comunicação pretende apresentar reflexões em torno de duas perspectivas: 1 - a presença de corpos/territórios kaiowá e guarani no ensino superior, especialmente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Unidade de Ensino Superior de Amambai, MS; 2 - as dimensões e desafios que esta presença coloca, do ponto de vista de uma percepção histórica, política e epistemológica de ser e viver no ara pyahu - tempo moderno - na região conhecida hoje como cone sul de Mato Grosso do Sul, antes tekoha guasu - grande território - dos Kaiowá e Guarani. Neste sentido, apresenta interlocuções produzidas no bojo da pesquisa denominada "Ensino superior, ecologia de saberes e presença indígena na UEMS: uma abordagem interdisciplinar" , desenvolvido na UEMS de Amambai. A pesquisa vem sendo desenvolvida em um contexto no qual, nos últimos anos, os/as estudantes kaiowá e guarani passaram a representar noventa por cento do corpo discente e, a partir dessa presença, se implantou, em 2023, um curso de Pedagogia Intercultural e está prestes a ser criado um curso de Agroecologia Intercultural Kaiowá e Guarani, a ser ofertado a partir de 2024. Longe de ser consenso, esse projeto de futuro enunciado, potencializador dos conhecimentos indígenas, provoca, em nível local, disputas em torno da questão referente a quais grupos e conhecimentos a universidade deve priorizar, com a forte defesa dos conhecimentos tecnicistas voltados ao agronegócio e à lógica de mercado característica do karai reko - modo de vida não indígena, ignorante de um processo de justiça cognitiva e descolonização do pensamento necessário e urgente. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|