Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Mestre |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 16. História |
Grupo Temático | MÍDIA |
Título | OS PIRATAS DA IMAGEM - A popularização do videocassete no Brasil e as preocupações com a pirataria em vídeo |
Resumo | Este artigo tem a função destacar algumas das preocupações e inquietações causadas pela chegada da tecnologia de reprodução caseira de filmes disponibilizada pelos vídeos e fitas de vídeo cassetes no Brasil, com foco na viabilidade de produção de cópias ilegais de obras cinematográficas – a pirataria em vídeo. A popularização de tal tecnologia preocupava a indústria, que temia perder em vendas de vídeos, e até mesmo um esvaziamento dos cinemas. Nos baseamos, como referencial teórico, em escritos de estudiosos já consolidados como Peter Burke, Marcos Napolitano, Walter Benjamin, Fernando Novais, Renato Ortiz, entre outros. Como fontes primárias nos utilizaremos de edições diversas da revista SOMTRÊS, a primeira revista especializada em equipamentos de som e música produzida no Brasil. |
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