Dados do autor | |
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Sua instituição | Psicóloga Patricia PAZ |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | Zeloir Scabenni Mendes |
Sua titulação | Graduado |
Titulação | Especialista |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Colégio Bom Jesus de Chopinzinho BJ |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | PEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible. |
Título | A psicologia positiva como prática na educação escolar |
Resumo | A abordagem da psicologia positiva trabalha com ferramentas práticas para a compreensão e melhoria dos relacionamentos, diminuindo comportamentos desafiadores, como birras, dificuldade em ouvir ou cumprir tarefas, teimosia, dentre outros. As técnicas são direcionadas para a construção de valiosas habilidades de vida, tais como autodisciplina, responsabilidade e respeito. Foi implementada como metodologia de trabalho no ano de 2019 no Colégio Bom Jesus de Chopinzinho/ Paraná transformando de forma significativa a realidade da escola. Durante o ano de implementação não houve nenhum registro de indisciplina, o histórico da escola vinha de muita falta de cooperação e conflitos entre alunos, algumas turmas apresentavam registros de desentendimentos desde o infantil. A partir do treinamento dos professores e a implementação das reuniões de classe, os alunos passaram em momentos de conflitos para uma autonomia na busca de soluções sobre desentendimentos e conversas entre eles. O rendimento escolar aumentou de forma significativa na turma do quarto ano do ensino fundamental I. A turma no início do ano apresentava no primeiro bimestre rendimento de 43% na avaliação geral, os resultados foram aumentando significativamente e no quarto bimestre o resultado foi de 88%. Outra turma que se destacou significativamente foi a turma do nono ano do ensino fundamental II. Essa turma apresentava histórico de embotamento afetivo resultando em baixa qualidade de comunicação, participação em sala de aula, dentre outros. A mudança da postura dos professores para com eles, promoveu acolhimento, conexão e encorajamento permitiu que os mesmos ressignificassem a sua existência e se tornassem mais cooperativos, acreditando mais em si mesmos e nas suas capacidades, Neste contexto está demonstrado um das possibilidades práticas da psicologia positiva integração contexto escolar. O processo foi implementado a partir d\ autora Jane Nelsen, e a metologia do projeto ancorada na Disciplina positiva. |
Palavras-chave | |
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