Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Tiago Landim d'Avila |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal da Bahia |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 16. História |
Grupo Temático | Novos espaços e novas histórias – trajetória da imigração andina no Rio de Janeiro |
Título | O "PORTO SEGURO" DOS ANDINOS NA BAHIA |
Resumo | Esta investigação propõe abordar as relações socioculturais dos andinos que imigraram para o Município de Porto Seguro na Bahia, suas manifestações e expressões como forma de luta simbólica que exprimem a linguagem material e/ou imaterial da Cordilheira dos Andes. Personificar a ancestralidade por meio de cores, sabores, ritmos folclóricos, e artesanato, tornam diferentes os modos de pertencimento no processo de adaptação. Esses povos têm presença marcante em todo o Brasil como moradores permanentes e temporários, expressam com orgulho a alegria dos ancestrais e despendem forças e estratégias de difusão dos comportamentos, princípios religiosos, e valores míticos, em prol de nutrir e explicar hábitos e costumes originários. Decorrente do fenômeno imigratório andino para a Bahia, visamos olhar a imigração como partícipe do processo de memória e imaginário coletivo que indiretamente se aculturaram aos aborígenes locais, mesmo que, sem intensidade, passaram a ser constituintes do patrimônio de investigação que se baseia no sistema de indagação e análise pelos quais os investigados são tratados com caráter próprio nas ações. A regularização imigratória de cidadãos do Mercosul, sustentou o encorajamento de edificação em outras paragens do sentido de cidadania andina. A pesquisa realizada a partir de abordagens interdisciplinares e etnográficas, tem como objetivo compreender a construção e luta pela preservação da identidade, difusão e ênfase da cultura andina, por meio de representações cosmogônicas, numa tentativa de explicar a realidade contemporânea a partir da memória. |
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