Dados do autor | |
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Sua instituição | UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ UNIFESSPA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | ANDREY MENDES VIEIRA |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Mestrando |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA |
Nome completo | RITA DE CÁSSIA ALMEIDA-SILVA |
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Titulação | Mestre |
Instituição | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Educação, Movimentos Sociais e Questões Indígenas na Amazônia |
Título | A ETNOBIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A ESCOLA INDÍGENA GAVIÃO EM DIÁLOGO INTERCULTURAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS |
Resumo | Na atualidade uma das maiores reivindicações dos povos indígenas além de escolas indígenas materializadas dentro dos preceitos da educação escolar indígena como determina a lei, é a produção massiva de materiais didáticos que atendam as necessidades de alunos, professores, comunidade e da própria cultura indígena onde a escola está inserida. A área de linguagem e os saberes tradicionais indígenas são dois elementos imprescindíveis nesse processo, juntando a isso a etnobiologia, esta pode ser uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para a escola indígena. O povo conhecido como Gavião é constituído, na verdade, por três outros povos: os Kýikatêjê, os Parkatêjê e os Akrãntikatêjê. Estes povos pertencem a uma variedade da língua Timbira, da família Jê, vivendo juntamente em quatorze (14) aldeias, na atualidade na Terra Indígena Mãe Maria, localizado no km 25 da BR-222, município de Bom Jesus do Tocantins, no sudoeste do estado do Pará, em uma área de 62.488,4516 hectares. Nas escolas Gavião são recebidos materiais didáticos como livros e cartilhas da área de ciências que contempla outras realidades do Brasil e na maioria deles não há o enfoque para se discutir os problemas das populações indígenas e muito menos sobre as questões que dizem respeito ao povo Gavião Kyikatejê. E ainda esses materiais não contam com a participação dos povos indígenas para a sua elaboração e contextualização. Dessa forma, um trabalho que trata de abordar o conhecimento indígena Gavião Kyikatejê para sistematizar e utilizar nas escolas das aldeias é uma contribuição muito significativa, onde os alunos terão a chance de discutir os conhecimentos escolares tendo como exemplos a sua própria realidade. As terras indígenas possuem um importante papel na manutenção da floresta amazônica e da própria biodiversidade. Os povos indígenas têm sobrevivido dessa floresta há séculos e também contribuído para a sua manutenção e aumento da biodiversidade. Trazer |
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