Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal de Pelotas UFPel |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 16. História |
Grupo Temático | O Atlântico Ibérico: diálogos socioculturais da modernidade à contemporaneidade |
Título | “A Imaginária Sacra no extremo sul do Brasil: historicidade e cultura material” |
Resumo | O presente trabalho intitulado “A Imaginária Sacra no extremo sul do Brasil: historicidade e cultura material”, propõe abordar o estudo e análise das imagens sacras, produzidas e ou chegadas no século XIX no extremo sul do Brasil, no âmbito da história religiosa e agenciamentos, relacionando as imagens a cultura local e suas ressignificações. De forma mais específica, objetiva pensar no impacto que algumas práticas culturais ibéricas, tais como o culto às imagens católicas, tiveram no continente americano, como se misturaram, recriaram, adaptaram e contribuíram para a ressignificação das sociedades nessa região, ainda como parte do projeto expansionista do Império Português. Procura pensar-se a imagem como parte do projeto de expansão no século XVI (Gruzinski, 2012), em que o missionarismo ganha um papel especial através da difusão da representação sacra como forma de evangelização/domínio, ao mesmo tempo que diálogo, em diferentes partes do mundo. Permanece na região sul do Brasil, de colonização mais tardia, o culto a imagem sacra na formação das diferentes freguesias e cidades. A análise das imagens propõe, portanto, o levantamento das peças, no que refere a busca por suas origens, local de guarda e estado de conservação, contribuindo com aspectos que envolvem a historicidade da arte religiosa no Rio Grande do Sul e estudos sobre patrimônio cultural e cultura material. A pesquisa, pela perspectiva multidisciplinar que apresenta, problematiza a imagem sacra como objeto de investigação, conforme Subrahmanyam (2013), enfatizando a conexão entre mundos, para que se possa conhecer essas relações no contexto de mestiçagens. Da mesma forma enfatiza a importância do conhecimento da história e usos desse tipo de imagem na região sul, visando contribuir para a valorização do patrimônio cultural sacro na região. |
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