Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos CEFH |
País de origem do autor | Portugal |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Maria Beatriz Licursi Conceição (1º Autor) |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ |
Nome completo | Levi leonido Fernandes da Silva |
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Titulação | Pós-Doutorado |
Instituição | Universidade de Tás-os-Montes e Alto Douro - CITAR (Porto) UTAD/CITAR |
País de origem do co-autor | Portugal |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 22. Simpósios Innovadores |
Grupo Temático | Arte, cultura y mundo del trabajo: condiciones laborales y condiciones de producción en las artes, la cultura y los medios de comunicación. |
Título | A RELEVÂNCIA MOTIVACIONAL DA ARTE MUSICAL NA INTEGRAÇÃO SOCIAL: RECEPTIVIDADE-EMOTIVIDADE-EDUCAÇÃO E CULTURA |
Resumo | Neste trabalho pretendemos apresentar uma reflexão a respeito da arte musical e sua particularidade motivacional relacionada ao encanto e manifestação do ser humano para vivências artísticas direcionadas à sociedade. Destacamos que a experiência performática da referida arte quando realizada regularmente conduzida por um profissional competente na área de educação musical poderá proporcionar aos indivíduos alterações de ordem psicológica e cognitiva as quais certamente repercutirão de forma benéfica em suas condutas pessoais e crescimento acadêmico. Estudos neurocientíficos realizados por renomados pesquisadores têm comprovado que as atividades musicais excitam várias regiões cerebrais porém alguns declaram que todo o cérebro é ativado. Salientamos que sublimemente, educador e dirigidos, serão afetados de maneira positiva pelos estímulos que incidirão sobre o “cérebro musical”. Abordaremos nesta pesquisa os fatores que possivelmente contribuirão para o frutífero resultado da experiência com a arte musical tendo em vista as peculiaridades, a qualidade das performances e a aquisição de conhecimentos que abrangerá o desenvolvimento motor, psicológico e cognitivo. Podemos compreender que a arte musical é extremamente colaborativa para a integração e promoção do bem-estar social. O ato de cantar e/ou tocar um instrumento exige uma audição compenetrada que certamente aguçará a sensibilidade aos estímulos sonoros favorecendo a expansão da memória e atenção. Música é uma arte que faz bem a todos, ouvintes e performers, talentosos e não talentosos. O estudo musical é para todos indistintamente e poderá inclusive despertar um talento que encontrou seu momento oportuno para se manifestar. É uma oportunidade para futuros músicos profissionais ou amadores não obstante para cidadãos que provavelmente terão um prazer diferenciado para desfrutar das sensações que somente a arte musical tem o poder de suscitar ao ser humano. |
Palavras-chave | |
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