Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade de São Paulo USP |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Malu Stanchi |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
Titulação | Especialista |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 15. Filosofia e Pensamento |
Grupo Temático | Towards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory |
Título | Por uma epistemologia em pretuguês: o legado de Lélia Gonzalez, pensadora amefricana |
Resumo | Esta comunicação busca refletir sobre as contribuições de Lélia Gonzalez para se pensar em uma epistemologia ladino-amefricana e em pretuguês. Pretende-se, a partir dos aportes conceituais forjados e propostos pela filósofa, bem como na aproximação de sua trajetória de militância, discutir de que modo seus trabalhos podem ser lidos como exercícios críticos e ensaísticos que tematizam aspectos silenciados da cultura brasileira e das diferentes facetas da dominação racial e sexual, que recobrem o mito da democracia racial no Brasil. Esse exercício pode ser pensado como esforço de redefinição de temas, abordagens e campos pautados eminentemente por gramáticas coloniais e representações eurocêntricas, no esforço de constituição de uma epistemologia ladino-amefricana. Trata-se de analisar o percurso de quase duas décadas de reflexão empreendido pela filósofa sobre a questão racial brasileira, ao longo do qual a intelectual reivindica a interpretação da história do Brasil em pretuguês, inquirindo o lugar de marginalidade historicamente imposto a sujeitos racializados e genderizados. Ressalta-se, por fim, como nesse redimensionamento radica a força epistemopolítica de seus escritos, em diálogo ativo com a tradição epistemológica negra brasileira, essencial para a descolonização dos corpos e do pensamento, tensionando, no solo da diáspora, modos coloniais dos exercícios de ser/poder/saber hegemônicos. |
Palavras-chave | |
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