Avaliação Propostas de Papers - GT: Towards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory

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P-1639Lillian Salatini Mauricio RodriguesA utilização de jogos em sala de aula para tratar das relações de gênero e a história das mulheres em uma perspectiva interseccional.Aprovado

Título: A utilização de jogos em sala de aula para tratar das relações de gênero e a história das mulheres em uma perspectiva interseccional.
Resumo: O presente trabalho refere-se a... estrutura de poder...
Favor rever o resumo de maneira a sintetizar melhor as ideias que pretende tratar. Evitar longas frases

P-1600VALDIRENE SOUZAPráticas pedagógicas com enfoque decolonial: a Etnomatemática nos espaços educativosAprovado

O resumo está bom mas precisa ser reescrito de maneira mais direta

P-1595Edclay Lindoanna MeloEncontros e desencontros: Grupos operativos e a psicologia atenta ao enfrentamento ao racismo no contexto escolarEm análise

Favor especificar os conceitos com o quais pretendem trabalhar e a data da obra e ou artigo de cada autor

P-1594Robson SilvaFestival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma análise fenomenológica e afrocentrada.Aprovado

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.( Quando em que governo e contexto??)
Como se trata de um congresso internacional falar sobre o contexto político em que estas ações decoloniais surgiram na Secretaria Municipal de Educação, referindo-se por exemplo às inciativas da esquerda no governo municipal de 2016 que possibilitaram uma formação afrocentrada dos professores. Depois de contextualizar seu surgimento, ainda que brevemente, vc pode comentar sobre essa última experiência objeto de sua análise, tb contextualizando politicamente este festival.

Resumo: Precisa contextualizar melhor pq não deu certo a programação oficial e melhorar a redação

P-1593Simone SantosEntraves e desafios para uma educação antirracista: estudo de caso em uma escola pública e periférica na Zona Sul de São Paulo (SP)Aprovado

O resumo está muito bom, mas precisa de uma pequena revisão na redação. favor revisá-lo e submetê-lo novamente

P-1558Whitney RodríguezGenuinely Black, Genuinely Queer: towards a theory of pleasureAprovado

OBs; Vc não é pós-doc , mas Mestre, certo?
Seria necessário deixar claro, qual é sua ênfase:
1. Se a teoria do prazer oferece um outro caminho de felicidade dentro do afro-pessimismo ou representa uma ruptura?;
2. Como é a experiência do corpo/sujeito negrx que está lendo este material em sala de aula;
3. Como é a experiência do sujeito que está lendo esta bibliografia fora da sala de aula
Por fim, se está querendo abordar esses três aspectos, ou apenas um aspecto, é preciso esclarecer isto

P-1557Ana Claudia Florindo FernandesAS RELAÇÕES ENTRE A ORALIDADE FORMULAR E A “CORPORALIDADE” DA ESCRITA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTAAprovado
P-1539Ayalla MendesEMOÇÕES QUE CORPORIFICAM ENTRE-LUGARES RACIAIS E PROCESSOS DE ALIENAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NEGRA.Rejeitado
P-1487Christopher BuseyA Diasporic Grammar of Black Educative and Intellectual ThoughtAprovado
P-1485Anthony Baxter JrRecentering Haitian Vodou as a System of Ancestral Knowledge and Wisdom That Informs Africana Resistance and Decolonization.Aprovado
P-1346Marina DiasO devir ancestral em corpos negros: reflexões sobre a corporeidade e a educação antirracista à luz dos saberes da cosmovisão africana.Aprovado
P-1097Marina MelloPara além do sangue e da raça: transnacionalismo negro e outras retóricas de pertencimento a partir do pensamento de Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento.Aprovado
P-0739Christiane Pereira de SouzaDECOLONIZAR IMAGENS: QUANDO O DOCUMENTARISTA DIALOGA COM A EDUCAÇÃORejeitado
P-0563Cristiane DiasGeograficidades escritas no corpo e na voz: pedagogia Hip-Hop, interseccionalidade e reexistênciasAprovado

seria necessário uma breve revisão da redação. Favor revisá-lo e enviá-lo novamente

P-0545Valdenor SantosA DIMENSÃO EDUCATIVA DA CAPOEIRA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03.Aprovado

Retirar este item do resumo:
Bibliografia: AMARAL, M. do. 2018/ DAVIS, 2016/ FREIRE, 1996/ HONNETH, 2003/ MUNANGA, K. 2005.
Modificar este início de frase;
e muito se fez para reprimi-las e silenciá-las.

P-0528Luiza Ribeiro XavierPraça Paris: Olhares sobre territorialidades, branquitude e violência.Aprovado

Corrigir os seguintes trechos:
1. uma psicanalista, branca, portuguesa, Camila; e Glória, uma ascensorista negra. Por meio de um centro de terapia ligado ao Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Glória e Camila iniciam um processo terapêutico, forjado entre aproximações e distâncias sociais, de gênero e, sobretudo, de raça,
2.narrativa, o presente trabalho propõe uma análise fílmica, com base em uma epistemologia decolonial (COSTA; TORRES; GROSFOGUEL, 2019), da dimensão racial na construção da relação das protagonistas. Para tanto, pretende-se suscitar um debate, localizado geopoliticamente, entre concepções psicanalíticas, como:
3.transposição para a linguagem fílmica de um processo terapêutico fictício retratado neste longa-metragem, por meio do qual são perpetuadas as desigualdades raciais e sociais e a violência intrínseca a estas.

P-0526Kleber G. de Siqueira JuniorA musicalidade afro diaspórica como estratégia de ensino de HistóriaAprovado

Sugestão de correçoes na redação:
1.os work-sounds, os
2.Inspirados especialmente pelo debate a respeito da concepção de educação emancipatória de Adorno (1995) e Davis (2016), bem como acerca da constituição da identidade e subjetividade dos alunos (MUNANGA, 2011, 2016), discutiremos em que
3.bem como sua contribuição para o empoderamento das adolescentes negras.

P-0520Kleber SilvaPedagogias Decoloniais: Educação Etnomatemática, Insurgências, Resistências e Feminismo NegroAprovado

Sugerimos uma última alteração no texto:

Para se contrapor a essa ideia erroneamente difundida sexista e preconceituosa

P-0454Janaína BastosA branquitude mestiça: um impasse complexo no enfrentamento do racismo no BrasilEm análise

Sugerimos algumas modificações na redação das frases seguintes:
1. O presente estudo trata das especificidades que caracterizam a branquitude brasileira. Entende-se por branquitude o lugar de poder e vantagens, decorrentes do colonialismo
2. No caso brasileiro, há que se reconhecer que a noção de identidade branca encontra-se apoiada nas características fenotípicas do indivíduo, sofrendo influência da condição socioeconômica apresentada por cada um, sua posição social e escolaridade, de maneira que a percepção de um sujeito como branco é permeada por um alto grau de subjetividade, que
varia conforme o contexto, a região do país e a percepção do observador
3.Dessa forma, o lugar da branquitude e do poder a ela associado pode ser ocupado por sujeitos mestiços, o que coopera para a manutenção do poder branco, na medida em que concessões são realizadas a parte desses indivíduos, conforme o grau de branqueamento evidenciado.

P-0406Diego ReisPor uma epistemologia em pretuguês: o legado de Lélia Gonzalez, pensadora amefricanaRejeitado
P-0296Ingrid SilvaPretoguês: Aspectos linguístico-culturais africanos no BrasilRejeitado

Sugerimos que inclua os autores com os quais pretende trabalhar. Enfim, faltou explicitar a conceituação teórica.
Favor incluir os autores no corpo do texto, salientando a conceituação de cada autor com o qual pretende trabalhar

P-0154Gislene SantosRaça e Gênero: contribuições para pesquisas nas ciências sociais e jurídicasAprovado
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