Resumo | Há muito tempo que se discute o potencial das tecnologias digitais como "catalisadores de mudança", ou como "tecnologias disruptivas".
Inovação, portanto, passou a ser uma das palavras de ordem do século XXI e o desenvolvimento de competências digitais fazem parte da atual (r)evolução contemporânea de uma sociedade cada vez mais hiperativa e hiper conectada.
Apesar do avanço nas inovações tecnológicas, o setor educacional tem sido relutante como ferramenta essencial no ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O momento pandêmico e perturbador atual, entretanto, colocou o aprendizado sob uma nova luz e, consequentemente, a práxis de muitos educadores que, ao longo de tantas décadas, estavam habituados a cultura de ensino anacrônico, ancoradas em práticas defasadas às competências da presente era tiveram que se adequar ao ambiente virtual.
O objetivo desse GT é trazer à tona práticas inovadoras desenvolvidas ao longo do período de distanciamento social, das quais emergem rotas alternativas para o engajamento, modos responsivos e imediatos de interação, comunicação e flexibilidade, além da diversidade de experiências educacionais evidenciadas, ou seja, disruptiva ao anacronismo até então, vigente..
Nesse sentido, é importante que se discuta, a partir do ponto de visão dos usuários, professores e alunos, vantagens e desvantagens enfrentados no processo das práxis virtualizadas, bem como explorar as condições sob as quais a tecnologia pode ser melhor utilizada, quais benefícios têm sido evidenciados e como foram desenhadas as atividades que incorporam a tecnologia digital à luz dos princípios ativos de aprendizagem .
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