Dados do autor | |
---|---|
Nome | Kaithy Oliveira |
E-mail do autor | Email hidden; Javascript is required. |
Sua instituição | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás IFG |
Sua titulação | Doutor |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 16. História |
Grupo Temático | El anarquismo en América: movimientos y redes de circulación e intercambio, 1870-1950 |
Título | As folhas libertárias da Revista La Escuela Popular e a campanha de construção da rede transnacional de educação racionalista |
Resumo | A Revista La Escuela Popular (1912-1914) foi um órgão de difusão da Liga de Educación Racionalista argentina e foi composta por grandes defensores(as) da expansão da proposta de educação racionalista constituída a partir da ideia/ação transnacional de abertura de Escolas Modernas. A sucursal argentina foi criada no ano de 1912 seguindo a referência da Liga Internacional pela Educação Racional da Infância (1908), formada pela rede de intelectuais e militantes que tiveram a figura do catalão Francisco Ferrer y Guardia como personalidade aglutinadora do projeto da Escola Moderna. Desse modo, as Ligas que se constituíram em vários espaços do globo buscavam continuar a divulgação dos propósitos da educação racionalista em escala transnacional. A análise quanti-qualitativa dos vinte volumes publicados mensalmente pela Revista La Escuela Popular indicou os principais temas discutidos ao longo dessa produção, bem como as principais personalidades que realizaram publicações no periódico. Foi possível explorar algumas interações realizadas entre a militância anarquista na América do Sul, que utilizaram a Revista como canal de debate acerca da expansão das redes de Escolas Modernas/Racionalistas na região. Os aspectos da proposta de educação racionalista e as críticas proferidas às visões e práticas autoritárias de escolarização concretizadas pelas escolas estatais e confessionais ganharam destaque nesta análise. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|