Autor | Rosana Rocha |
---|---|
Sua instituição | Pontifícia Universidade Católica PUC/SP |
Co-autor | Laura Magalhães de Andrade |
Instituição co-autor | Universidad del País Vasco |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Título | Educação em Direitos Humanos na Prática: materiais e programas. |
Resumo | A construção de uma sociedade com menos desigualdades passa pelo cumprimento dos direitos humanos e pela promoção da igualdade, do respeito às diferenças e da solidariedade. Tais concepções não devem estar apenas nos documentos normativos (como a Declaração Universal de Direitos Humanos, Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular, por exemplo), mas em todas as práticas cotidianas da escola, possibilitando aos educandos não apenas conhecerem a teoria sobre direitos humanos, como terem a possibilidade de colocar esses direitos em prática, no contexto escolar e social. Nesse sentido, é importante que as instituições de ensino acreditem nessa sociedade almejada pelos direitos humanos, distanciando-se dos discursos que pregam o descrédito e a inviabilidade desses direitos; é imprescindível que as ações educativas sejam voltadas à legalidade, efetivando a educação em direitos humanos de maneira prática e significativa com materiais e programas destinados a esse fim. |
Palavras-chave |
|