Autor | Helena Mota |
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Sua instituição | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp |
Co-autor | Miguel Costa |
Instituição co-autor | Ius Gentium Conimbrigae |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Título | Direitos Humanos, Educação e Sociedade Organizada |
Resumo | A escola e as vivências de educação não-formal dos movimentos sociais e ONGS são espaços essenciais na preparação de crianças, jovens e adultos para a participação ativa numa sociedade democrática. Dado que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, onde muitas vezes os direitos são ignorados ou, pior, violados, uma das principais funções dos educadores é desenvolver nos educandos uma consciência ativa de compreensão e respeito pelos outros, bem como contribuir para a fundamentação de suas reivindicações específicas enquanto grupos muitas vezes espoliados em seus direitos básicos. A Educação para os Direitos Humanos (EDH) e a Educação para uma Cultura da Paz (EP) são de importância crucial no desenvolvimento de tal consciência, focando-se em questões de justiça social, desobediência civil, livre manifestação, direitos insurgentes, igualdade de gênero, bullying, discriminação, liberdade de expressão, direito à educação, proteção ambiental, inclusão, diversidade, combate ao racismo e empoderamento das minorias. Destaca-se o papel vital que os profissionais da educação desempenham na EDH, na construção das cidadanias possíveis e dos múltiplos e controversos caminhos para as convivências pacíficas. Educadores de diversas esferas, professores do ensino formal que incluem temas de direitos humanos no currículo escolar, militantes de movimentos sociais que desenvolvem vivências nestas temáticas junto a sua base, investigadores que desenvolvem novas abordagens na EDH, profissionais de ONGs que desenvolvem trabalho no âmbito da educação não formal, contribuem diariamente para a efetivação e desenvolvimento de uma consciência que valorize, cada vez mais, os princípios dos Direitos Humanos. O GT foca-se na importante função dos educadores em direitos, convidando os participantes a apresentar os seus trabalhos, sejam eles de natureza prática ou teórica, que demonstrem o contributo que aqueles sujeitos desempenham no reforço da EDH. |
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